Entenda os números gravados no seu Cartão de Crédito

Um número de cartão de crédito tem geralmente 15 ou 16 dígitos. Entretanto, esse número pode chegar a até 19 dígitos ou apenas 13 em alguns casos.

Um número de cartão de crédito tem geralmente 15 ou 16 dígitos. Entretanto, esse número pode chegar a até 19 dígitos ou apenas 13 em alguns casos. Cada um dos números no cartão de crédito tem significado. Entender o significado de cada um deles torna mais fácil detectar fraudes. Além disso, a análise dá a você uma visão de como funcionam os cartões de crédito .

Para começar, vamos mostrar uma visão geral das quatro partes principais de um número de cartão de crédito. Depois disso vamos analisar cada uma com mais detalhes.

Descubra o que os números dos cartões de crédito significam:

Primeiro Dígito

Conhecido como o ‘Identificador’, o primeiro dígito de um número de cartão de crédito diz-lhe que tipo de empresa um cartão é parceiro. Pode ser uma companhia aérea, uma instituição bancária ou um varejista, por exemplo. Também ajuda a indicar a qual bandeira a tarjeta pertence.

  • American Express (3);
  • Visa (4);
  • Mastercard (5);
  • Discover (6).

Dígitos 2 ao 6

Juntamente com o primeiro dígito, esses números representam o Número de Identificação do Emissor (IIN). Também são chamados de Número de Identificação Bancária (BIN). Isso esclarece de qual empresa de cartão de crédito um cartão vem, o que nem sempre é óbvio.

Dígitos 7 ao 18*

O sétimo e todos os dígitos subsequentes em um número de cartão, com exceção do último, identificam a conta individual em questão. Você verá apenas alguns desses dígitos impressos em seu boleto mensal. Existem 1 trilhão de números de contas possíveis para cada emissor de cartão de crédito, de acordo com a Discover.

Último dígito

O último dígito serve como verificação final para processadores de pagamento. É basicamente parte de um truque matemático para verificar se o número do cartão é genuíno. Agora que você se orientou, vamos entrar em mais detalhes.

O primeiro número

O primeiro dígito do cartão de crédito é conhecido como o ‘Identificador’. Indica se o seu cartão é afiliado a uma companhia aérea ou a determinados interesses especiais. Também pode dar uma ideia de como os fundos podem ser usados ​​e a que rede o cartão pertence.

Com exceção dos cartões de crédito específicos de lojas, que não obedecem às mesmas regras, a maioria dos consumidores sempre encontrará cartões que começam com 3, 4, 5 e 6. Esses números geralmente correspondem às quatro principais redes de cartões: Visa, Mastercard, American Express e Discover.

Mas, como você pode ver abaixo, American Express e Discover são únicos de suas contrapartes mais amplamente aceitas. Em particular, são necessários vários dígitos para identificar seus cartões.

Número Indústria Provável  Network Especificações
1 Companhias Aéreas N / D N / D
2 Companhias Aéreas e Financeiras N / D N / D
3 Viagens e Entretenimento American Express Cartões começados com: 34 ou 37
4 Bancário e Financeiro Visa N / D
5 Bancário e Financeiro MasterCard N / D
6 Merchandising N / D Cartões começados com: 65, 644 ou 6011
7 Petróleo N / D N / D
8 Cuidados de Saúde e Telecomunicações N / D N / D
9 Aberto para atribuição N / D N / D

Este primeiro dígito e os cinco que o seguem compõem o número de identificação do emissor do cartão. Você pode aprender mais sobre isso na próxima seção.

Números de Identificação do Emissor: Os Primeiros 6 Dígitos

O Número de Identificação do Emissor (NIE) do cartão, ou Número de Identificação do Banco (NIB), indica de qual empresa de cartão de crédito é originada e esclarece a qual rede O cartão pertence. E isso, por sua vez, conta um pouco sobre os benefícios disponíveis para os portadores de cartão.

Abaixo, você encontra exemplos para cada um dos 10 maiores emissores de cartão de crédito no mundo todo. Basta lembrar que um único grande emissor pode ter vários NIEs, se ele oferecer um amplo portfólio de cartões de crédito.

Emissor Exemplo de número de identificação Significado
Chase 414720 Visto de assinatura de perseguição
Bank of America 480011 Bank of America Visa Gold
American Express 379741 Crédito American Express
Citi 542418 Citibank Platinum Mastercard
Capital One 414709 Visto de Assinatura Capital One
Discover 601101 Descubra recompensas
Wells Fargo 446542 Visto de platina de Wells Fargo
US Bank 403766 Visto do banco dos EUA
Barclays 559309 Barclays World Mastercard
USAA 549123 Mastercard Platinum USAA

Dígitos 7-18: Números da conta

Este é o seu número da conta individual. Pode ter até 12 dígitos, os últimos três serão incluídos em seus boletos mensais, juntamente com o dígito final do número do cartão. Embora o número da sua conta mude quando você recebe um cartão de crédito substituto, você não abre uma nova conta. Então isso não afetará sua pontuação de crédito .

O Dígito Final: O Validador

O último número ajuda a proteger a conta contra o uso não autorizado. Ele captura erros comuns de transcrição feitos por seres humanos ou máquinas ao inserir séries de números. Como e por que isso funciona são assuntos muito complexos para cobrir neste artigo.

Dicas e truques com números de cartões

Compreender o significado dos números dos seus cartões de crédito e débito está longe de ser um conhecimento inútil. Isso não apenas lhe dá uma visão do funcionamento interno do mercado de pagamentos, mas também pode ajudar a protegê-lo contra fraudes.

Divida por 10: Todos os números de cartão de crédito legítimos são divisíveis por 10, mas obviamente não é tão fácil. Você não pode simplesmente dividir seu número de cartão completo de 13 a 19 dígitos por 10 e esperar que esse truque funcione. Você tem que saber o código. Veja como é feito em um cartão de 16 dígitos:

  • Dobre todos os outros números (começando com o primeiro).
  • Separe quaisquer números de dois dígitos que resultem na soma de suas partes (por exemplo, 14 se torna 1 e 4).
  • Calcule a soma dos números resultantes.
  • Calcular a soma dos números que não foram duplicados (ou seja, os dígitos ímpares no número do cartão).
  • Adicione o resultado do passo 3 ao resultado do passo 4.
  • Divida por 10.
  • Se o resultado terminar em 0, o número do cartão é real. Se não, é hora de chamar o serviço ao cliente para relatar um caso de fraude. Aliás, você pode fazer a mesma coisa com um número de cartão de 15 dígitos. Basta começar dobrando o segundo número em vez do primeiro.

Outras Dicas

Evite anotar seu número completo do cartão: há uma razão pela qual as empresas de cartão de crédito não incluem o número completo do seu cartão nos boletos. Quanto menos vezes o número inteiro for registrado, mais seguro ele se torna. E apenas alguns dígitos são necessários para identificar um cartão como seu. Portanto, evite armazenar o número completo do cartão.

Sempre notificar cartões perdidos e roubados: Este é um aviso óbvio, mas é sempre importante limitar o possível dano quando o cartão estiver nas mãos de outra pessoa. As empresas de cartão de crédito facilitam muito o relato de cartões roubados ou perdidos.

Entenda os números gravados no seu Cartão de Crédito
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário