scorecardresearch ghost pixel



O que é um investimento em renda fixa?

O termo se refere à rentabilidade que é previsível durante a aplicação do dinheiro. Saiba melhor como funciona o investimento em renda fixa, quais são seus tipos e suas vantagens



O investimento em renda fixa é aquele que a rentabilidade pode ser prevista no período em que o dinheiro fica aplicado. Isso acontece pelo fato de o rendimento ser fixado por algum indexador.

Desse modo, este formato de investimento é conhecido por ser mais seguro e possuir menos riscos associados a ele, quando comparado aos de renda variável, por exemplo.

A poupança é um dos tipos mais tradicionais de renda fixa. Nela, o dinheiro fica guardado e vai rendendo de acordo com as taxas oferecidas pelo banco.

Investimento em renda fixa: como funciona

Neste formato, as regras de remuneração são definidas no momento da aplicação. Os fatores que a definem são os prazos e taxas para o rendimento.

Portanto, pode-se dizer então que o investimento em renda fixa funciona como um empréstimo em que o investidor precisa fazer alguma instituição.  Dessa forma, depois de um certo período, ele recebe seu capital somado com os juros.

O capital, então, é utilizado de acordo com as necessidades das instituições. As privadas usam para investir novamente no setor financeiro. Já o governo o utiliza em investimentos públicos.

Assim sendo, a renda fixa se baseia em dois tipos de rendimentos. São eles o prefixado e o pós-fixado.

  • Prefixado: o dinheiro que foi investido vai gerar uma taxa exata;
  • Pós-fixado: o investidor conhece o valor inteiro ao final. Neste caso,o dinheiro investido rende uma taxa que é variável.

Um exemplo de investimento prefixado muito conhecido é o Tesouro Prefixado. Nele o rendimento é conhecido desde o início da aplicação. Enquanto isso, o Tesouro Selic possui um rendimento que depende de um indexador. No caso, a taxa básica de juros do Brasil.

Renda Fixa: tipos de investimento

Há vários tipos de investimentos em renda fixa, além da poupança que é oferecida pelos bancos.

Veja alguns exemplos:

  • CDB- Certificado de Depósito Bancário;
  • LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio;
  • LC- Letra de Câmbio
  • Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • Fundos de renda fixa.

Os impostos e a remuneração que este investimentos proporcionam pode sofrer variações de acordo com o mercado em que o dinheiro é destinado. Vale ressaltar que em alguns deles não há a cobrança do imposto de renda. É o caso das LCIs e das LCAs.

Renda Fixa: vantagens e desvantagens

O investimento em renda fixa pode dar mais vantagens para aqueles investidores que não gostam de encarar riscos, os mais conservadores. Além do mais, o modelo ainda oferece uma proteção de crédito por meio do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O FGC disponibiliza R$ 250 mil para o caso de instituição financeira em que o dinheiro foi aplicado declarar falência. No entanto, umas das desvantagens é  fato de a renda fixa não render tanto quanto uma aplicação de renda variável, como é o caso das ações da bolsa.

Saiba mais como funciona o investimento em renda variável




Voltar ao topo

Deixe um comentário