scorecardresearch ghost pixel



O que é Marketplace?

O conceito se refere ao comércio que é realizado na internet. O método segue o mesmo padrão do mercado tradicional, no entanto as compras são feitas via online. Entenda como funciona o termo na prática e quais são os tipos de marketplace



Mercado e lugar são dois termos que ao ser traduzidos para o inglês significam market e place, respectivamente. Quando unidos, é formada a palavra marketplace, a qual diz respeito a um lugar que é próprio para compra e venda de produtos de maneira virtual.

A formação de mercados já existe há muitos anos. Onde estabelecimentos se fixam em lugares específicos para comercializar seus itens. O marketplace funciona seguindo este mesmo padrão, no entanto os vendedores comercializam seus produtos via internet.

E-marketplace: Como funciona

O termo marketplace também recebe a denominação de e-marketplace. O “e” significa eletronic e serve para mostrar que é um comércio feito de modo virtual.

O método é abrangente e conta com vendedores que podem ser desde empresas, à pessoas que tem interesse em vender artigos particulares. Por isso, a estrutura de um site que deseja ser um marketplace é feita de maneira a recepcionar variados tipos de clientes.

Assim sedo, para que as operações possam acontecer, é necessário que tanto os vendedores, quanto os consumidores, façam um cadastro no site. O qual irá possui produtos distintos à disposição. Nele será possível que os clientes consultem os preços e também realizem transferência virtual.

Marketplaces: Tipos

O que diferencia os tipos de marketplace são os vendedores e os consumidores que cada um possui. Eles podem ser os seguintes: B3B, B2C, C2C, B2G, B2b2C.

Marketplace: B2B

B2B é o Business to Business. Este marketplace diz respeito a compra  que acontece entre vendedores e fornecedores, ou também de empresas para empresas.

Marketplace: B2C

Este significa Business to Consumer, o qual realiza o intermédio entre as empresas e os consumidores.

Marketplace: C2C

C2C é o Consumer to Consumer. Este marketplace é o modelo de plataforma em que as pessoas exibem seus produtos para aquelas que estejam interessadas nos itens.

Marketplace: B2G

Siginfica Business to Government e é destinado a empresas que vendem para o governo, seja o municipal, o estadual ou o federal.

Marketplace: B2B2C

Este é o Business to Business to Consumer. Nele, comerciantes fazem negócios com outros vendedores. No entanto, focando sempre no consumidor final.

E-marketplace e o e-ecommerce: Diferença

Os dois conceitos se referem à plataformas na Internet. No entanto, enquanto o e-marketplace é utilizado como um intermediário entre vendedores e compradores, o e-commerce é um modelo de site criado para que a empresa que o desenvolveu divulgue seus próprios produtos.

Se for para fazer uma comparação, é como se o e-marketplace fosse um shopping, com diferentes comerciantes. Já o e-commerce é como estar em uma loja em que os produtos são comercializados.

Além do mais, um site de marketplace pode ser feito somente para um setor exclusivo ou também fazer o comércio de produtos e serviços variados.

Saiba também o que é marketing.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário