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O que é um Bem de Giffen?

É uma teoria que segue a ideia contrária da lei da oferta e da procura. Os bens de Giffen se refere àqueles que são mais procurados quando seus preços aumentam. Entenda como ela funciona e quais são seus conceitos



Bens de Giffen são os produtos em que a procura aumenta mesmo quando o seu preço tem um aumento e a procura cai quando o preço diminui.

Achou controverso? Calma, que já irá entender o que é um Bem de Giffen!

De maneira mais ampla, o conceito pode ser definido como aqueles bens considerados inferiores, em que não se encontram substitutos próximos. Ou também, que as pessoas compram menos quando seus rendimentos aumentam.

Bens de Giffen: Exemplos

O Bens de Giffen pode acontecer com diversos produtos. O arroz e o feijão por exemplo, podem ter seus preços reduzidos, mas com uma maior sobra do orçamento das famílias há uma redução da procura destes itens.

Os economistas Havard Robert Jensen e Nolan Miller, em um estudo de 2007, conseguiram encontrar evidências desse comportamento em uma província chinesa. Na pesquisa, foi observado que o preço do arroz subsidiado era reduzido. No entanto, mesmo assim, tinha uma redução na procura dos consumidores.

Ao contrário do que acontece com os bens de Giffen, no caso de um bem comum, a redução do preço deveria fazer com que a procura fosse aumentada. O comportamento comum é ditado pela Lei da Procura. Já o bem de Giffen, apesar de ser muito discutido, possuem raros exemplos reais.

Bens de Giffen: Conceito

Robert Giffen é foi economista, estatístico e jornalista escocês que formulou a ideia do “Bens de Giffen”, por isso o termo recebe esta nominação.

Este comportamento é contrário do comum. Já que os consumidores tendem a procurar bens e serviços que estão com preços mais baixos. Dessa forma, os bens que seguem o comportamento que Giffen estipulou são considerados básicos. Eles possuem relação com outros aspectos que vão além dos preços. O rendimento dos consumidores, por exemplo.

Bens de Giffen e Bens de Veblen

Os dois conceitos se diferenciam da Lei da Procura, em relação ao comportamento da demanda com o preço aumentado.

A teoria de Bem Giffen se refere a bens básicos e para consumidores de baixos rendimento. Já  o Bem de Veblen trata de consumidores que procuram produtos de luxo. Este é o ponto que os diferenciam.

De acordo com as idades de Thorstein Veblen, quando se trata de produtos, o preço alto demonstra que o produto é mais valorizado. Por isso, os bens de luxo são mais desejados de conforme o aumento dos preço.

Assim sendo, as duas teorias trabalham com um inclinação positiva na curva da procura. Esta demonstra um aumento da quantidade com o aumento do preço, ou vice-versa.




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