scorecardresearch ghost pixel



O que é asset management?

O conceito se refere aos métodos utilizados para que o patrimônio de pessoa física ou jurídica seja aproveitado da melhor maneira possível. Entenda como o asset management funciona e o qual é o seu uso mais comum.



Asset management, também chamada de gestão de ativos,pode ser definida como uma série de ações que envolve a aquisição, a utilização e  manutenção do patrimônio de uma empresa ou pessoa física. O intuito é tirar o melhor proveito possível dele.

Além desta definição, o termo pode ainda se referir a bancos ou empresas que são especialistas em administrar os recursos financeiros de terceiros.

O que são ativos?

Os bens ou direitos adquiridos por uma pessoa são os ativos. Alguns exemplos são o próprio dinheiro, os investimentos financeiros, os imóveis, os equipamentos, os estoques e as ações.

Ademais, são considerados ativos também os valores potenciais, que correspondem aos créditos da empresa. Isso quer dizer, portanto, que são os direitos que o órgão tem a receber. Os valores devidos por clientes, os adiantamentos feitos a fornecedores e os juros que a companhia irá receber em decorrência de financiamentos, são exemplos desse grupo.

Dessa forma, a expressão asset management pode ter diversos significados. O termo depende do tipo de ativo que está sendo gerido. Dessa forma, a engenharia e o mercado financeiro são duas áreas que utilizam o conceito de maneira mais importante.

Gestão de investimentos

No Brasil o asset management é muito utilizado comumente em serviços de administração de fundos e carteiras de investimentos. Eles são oferecidos por banco ou empresas especializadas. Quem o supervisiona é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Portanto, ao contratar um serviço de asset management, o cliente terceiriza a administração de seus investimentos a um especialista. Este, por sua vez, tem a função de buscar o maior retorno possível, com os menores custos. Além de levar em consideração os riscos presentes nas aplicações.

Assim sendo, é preciso considerar ainda, no momento de fazer a gestão, o equilíbrio entre as variáveis, os objetivos e o perfil do cliente. O qual pode ter uma aversão a riscos maior ou menor.

No asset management  as decisões são tomadas diretamente pela equipe de gestão. Logo, os serviços são remunerados incluindo uma taxa de administração e um percentual sobre os retornos que foram obtidos.

Asset mangagement industrial

A manutenção, o uso dos estoques, o ciclos de vida do equipamentos e os investimentos de uma empresa são otimizados pela gestão de ativos.

Em uma indústria, por exemplo, a gestão de ativos estuda os equipamentos a serem adquirido, os intervalos das manutenções preventivas e o momento ideal para a sua substituição.

Portanto, é por este motivo que a gestão de ativos industriais pode ser considerada uma evolução no campo da manutenção.

Então, encontrar o ponto de equilíbrio entre o custo e os riscos é o objetivo desse sistema de monitorização.  O que acontece já que a paralisação de uma planta industrial, em decorrência de um equipamento, pode causar um impacto econômico na empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário