O Produto Nacional Bruto (PNB) é um indicador que opera na comparação da situação econômica, assim como na posição de um ou mais países. Ele refere-se ao valor total de bens e serviços gerados pelas empresas de uma nação ao longo de um ano.
O índice considera, ainda, todas as riquezas produzidas pela nação, seja em território nacional ou não. Desta forma, empresas brasileiras que tenham operações em outros países também integram os números.
Além do rendimento corporativo e industrial, o PNB inclui os dados obtidos pelos cidadãos fora do país, mas não os obtidos por estrangeiros dentro do território.
O que é Produto Nacional Bruto (PNB)?
O Produto Nacional Bruto integra uma das principais medidas macroeconômicas responsáveis pela comparação da produção nacional.
Junto a outros indicadores, como o Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e outros, o PNB auxilia no entendimento do desenvolvimento social.
Quando a produção e os rendimentos de uma empresa do país são feitos e lucrados em outro país, estes valores entram para o PNB. Já as saídas desses rendimentos diminuem o valor total do índice.
Em relação à constituição dos valores, o PNB considera a fabricação de bens materiais, como carros, móveis e produtos agrícolas, e também a prestação de serviços, como educação, saúde e finanças.
Em contrapartida, o PNB não inclui o valor dos serviços realizados para produção de bens materiais. Isso porque seu valor é incluído no preço do produto final.
Como é calculado o PNB?
A medida do PNB considera o Produto Interno Bruto (PIB) como base de cálculo. Além desse, o cálculo considera a Renda Líquida do Exterior (RLE), que é responsável pela medição de entradas menos as saídas advindas do exterior.
Se houveram mais saídas do que entradas, a RLE fica negativa e reduz seu valor do PNB. De maneira simplificada, o cálculo do PNB considera a seguinte fórmula:
- PNB = PIB + RLE
A importância do PNB refere-se à utilização para o cálculo da renda per capita – que considera a média aritmética do Produto Nacional em relação à população residente no país.
Para se converter o PIB em PNB, basta deduzir o valor das rendas enviadas ao exterior e somar as rendas recebidas. Essas rendas compreendem:
- Juros: pagamento de capital monetário externo
- Lucros: remuneração obtida por empresas estrangeiras instaladas no país
- Royalties: pagamento pela utilização de tecnologia estrangeira
A nível de conhecimento, o primeiro cálculo de PNB foi publicado no ano de 1953, nas Nações Unidas. Este foi baseado em um documento do economista Richard Stone.
Diferença entre PNB e PIB
Normalmente, países desenvolvidos possuem PNB maior que o PIB. Isso evidencia que a soma da produção nacional é mais forte que a riqueza produzida em território nacional.
Mas a principal diferença entre os dois é que o PIB quantifica a riqueza gerada por todos os residentes no país, independente da nacionalidade.
O PNB, por sua vez, evidencia a riqueza gerada pelos entes nacionais, independente de onde produzem.
Com base nisso, países em que a maior parte da produção é feita por empresas estrangeiras, esses acabam tendo um PNB menor se comparado ao PIB. Esse fenômeno é observado por conta das transferências de rendimentos.
Confira também: Economia de escala