scorecardresearch ghost pixel

Como funciona o débito automático? Saiba como aderir e como cancelar a função na sua conta bancária

Função permite que o valor a ser pago por uma conta de energia, água ou telefone, por exemplo, seja descontado todos os meses do saldo disponível da sua conta bancária.

Você quer economizar o tempo que gasta pagando as contas todos os meses? Saiba que a função de débito automático, oferecida por diversas contas bancárias, serve para isso. Dessa forma é possível quitar contas básicas, como energia, água, telefone, internet, plano de celular, fatura do cartão, que você já sabe que são cobradas todos os meses, sem ser preciso destinar um período do seu dia só para lidar com pagamentos.

Para quem tem uma rotina corrida, o débito automático é ótimo, por evitar preocupação e abrir espaço na sua agenda para cuidar do seu negócio, estudar ou se dedicar a alguma atividade de que goste muito, e isso sem contar na facilidade de não ter que se perder em vários boletos.

Como funciona o débito automático?

A função de débito automático permite que o valor a ser pago por uma conta seja descontado diretamente do saldo disponível da sua conta bancária. Trata-se de um pagamento programado, feito de forma automática, sem que o titular da conta precise verificar e autorizar a operação após aderir a ela.

Como pedir o débito automático?

Para usar o débito automático, basta que você entre em contato ou acesse o aplicativo do banco em que possui conta e solicite que o débito seja feito todos os meses, ou em um período que quiser. É importante ressaltar que você pode aderir ou cancelar essa forma de pagamento a qualquer momento e sem cobrança pelo serviço na maioria das instituições.

Cuidados com o débito automático

Importante destacar que, para que possa ocorrer o débito automático, é necessário que o valor disponível nela seja suficiente para pagar a dívida. Se não houver dinheiro, o pagamento não acontece, ou o débito poderá ser feito usando parte do cheque especial e você terá que pagar taxas abusivas do cartão de crédito nessa modalidade.

Além disso, é necessário se atentar para cobranças indevidas, como valor acima do que deveria ser, ou cobranças mais de uma vez. Ademais, na maioria dos casos, quando a data para pagamento escolhida cai em finais de semana, o pagamento é feito no último dia útil anterior.

Geralmente, não há um horário específico para que o débito automático aconteça, ele pode ser feito dentro das 24 horas da data escolhida.

Como tirar conta do débito automático?

O cancelamento do débito automático pode ser feito a qualquer hora, para isso entre no internet banking ou no aplicativo do seu banco para fazer a solicitação. Lembre-se que após cancelar a função será necessário fazer o pagamento de suas contas manualmente.

Por isso, quem estava acostumado com o desconto direto na conta e cancelou o serviço, deve tomar cuidado para não esquecer de realizar o pagamento, para não ter que arcar com juros de contas atrasadas ou, pior, ficar inadimplente.

Veja também: O que é um cartão Platinum? Saiba média de renda, anuidade e benefícios


Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário