scorecardresearch ghost pixel



Saiba como preencher um cheque sem erros

Erros ou rasuras no cheque podem invalidar a operação. O preenchimento correto evita transtornos na hora do pagamento e impede possíveis fraudes.



Tendo opções como cartão de crédito e serviços de internet banking e aplicativos de bancos, nos quais operações financeiras são feitas com toda a praticidade, realizar pagamentos com cheque já não é mais tão comum. Entretanto, eles ainda são utilizados para pagar quantias mais altas, como dar entrada em uma casa ou carro, por exemplo.

Erros ou rasuras no cheque podem invalidar a operação. Sendo assim, o pagamento não será efetuado, causando diversos transtornos. Além disso, um cheque preenchido da forma correta e com todas as informações necessárias evita a possibilidade de fraudes. Confira neste artigo como preencher um cheque adequadamente.

Como preencher um cheque?

1 – Na parte superior direita da folha, você deverá escrever a quantia a ser paga com o cheque. É importante colocar o símbolo “#” antes e depois do número, para evitar que pessoas mal intencionadas consigam alterar o valor.

2- Logo abaixo, no campo “Pague por este cheque a quantia de”, você escreverá novamente o valor do cheque, só que por extenso desta vez. Também como forma de evitar possíveis fraudes, é recomendado que o valor seja escrito entre parênteses, além de fazer uma linha em todo o espaço restante.

3 – A linha abaixo, onde se encontra o “a”, indica quem receberá o pagamento e irá descontar o cheque. Portanto, você deverá escrever o nome da pessoa ou empresa a quem ele se destina. Desta forma, o cheque se torna nominal e o banco não autorizará o pagamento a terceiros.

4 – No campo seguinte, deverão ser preenchidos os dados referentes ao local e data em que o cheque foi preenchido.

5 – Por fim, a última linha deverá conter a sua assinatura. Mas atenção, ela deve ser igual à do RG e do cadastro no banco. Se houver alguma diferença entre elas, o cheque não será aceito.

Caso você erre durante o preenchimento do cheque, é melhor rasgá-lo, jogar fora e utilizar uma nova folha, ao invés de emitir um cheque errado e ter problemas futuros com o pagamento. Também é importante anotar todas as informações no canhoto, que pode funcionar como um comprovante, além de ajudar no controle das finanças.

Para que serve o cheque cruzado?

Um cheque cruzado indica que a pessoa a quem ele foi entregue não poderá sacar a quantia no caixa, apenas depositar em conta. Se o cheque for nominal, ele só poderá ser depositado na conta da pessoa a quem ele está destinado. Cruzar o cheque é uma forma de tornar o pagamento mais seguro. Isso porque, em caso de perda ou roubo, você terá mais tempo para cancelar a transação ou sustar o cheque.

Para cruzar um cheque é necessário, depois de preenchê-lo corretamente, fazer dois traços paralelos em um dos cantos superiores da folha. É importante ressaltar que uma vez feito o cruzamento, ele não poderá ser anulado. Isso significa que você não deixará outra opção para a pessoa a quem entregou o cheque, e ela obrigatoriamente terá que fazer o depósito em conta.

Cheque sem fundo: o que fazer?

Cheque sem fundo é aquele que o banco não aceita pois a conta do emissor não possui dinheiro suficiente para realizar o pagamento. Se um cheque for devolvido duas vezes por falta de fundos, seu nome vai para o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). Sendo assim, o banco será proibido de entregar novos talões, e poderá até encerrar sua conta. Além disso, outros bancos poderão se recusar a abrir uma conta para você, e a restrição pode ainda dificultar o acesso ao crédito.

Para tirar o nome do CCF, é necessário fazer o pagamento para a pessoa que recebeu o cheque sem fundos, entregar a ela um recibo de quitação da dívida e pegar a folha de volta. Escreva uma carta informando sobre o pagamento e entregue ao banco, junto com o cheque.

Será necessário ainda pagar uma taxa para regularizar a situação. Feito isso, o banco deverá solicitar a retirada do seu nome do CCF. A situação será corrigida dentro do prazo de até 5 dias úteis.

Veja também: Cheque sem fundo




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário