scorecardresearch ghost pixel



Como melhorar a vida financeira e alcançar metas?

É comum vermos pessoas planejando seu futuro e estipulando metas a serem cumpridas. Mas como colocar todos esses desejos em prática?



Há muito se discute extensamente o tema “Como melhorar a vida financeira?”, seja em livros, blogs, palestras e, atualmente, em vídeos nas plataformas da internet. Geralmente, os conteúdos prometem uma fórmula mágica quando o assunto é a relação do consumidor com o dinheiro.

Até os best-sellers que prometem solucionar todos os problemas financeiros podem não surtir efeito se o receptor da mensagem não souber como aplicar as dicas ou mesmo ter os recursos para isso, pois não existe, de fato, uma regra única quando o assunto é ter uma vida financeira estável, saudável e satisfatória.

Porém, existem algumas premissas básicas que podem ajudar no pontapé inicial para a tão sonhada revolução financeira.

Com dicas simples, baseadas em princípios de organização e planejamento, é possível ter alguma melhora em relação ao dinheiro.

Por que melhorar a vida financeira?

Apesar de muitos atribuírem a melhora financeira com a quantidade de bens e riquezas de uma pessoa, o mais correto é associá-la à forma com que o dinheiro é tratado.

Isso porque ela possibilita a concretização dos objetivos com mais tranquilidade. Ficar rico é apenas uma das consequências dessa troca.

Em alguns casos, o foco é apenas promover o uso mais consciente do dinheiro para alcançar metas a curto prazo, como a viagem dos sonhos ou a compra do carro zero, por exemplo. 

Dicas de como melhorar a vida financeira

Confira algumas práticas e hábitos simples que podem fazer toda a diferença na hora de dar aquela guinada na situação financeira:

1 — Tenha mais produtividade

Ao atingir as metas organizacionais no âmbito profissional, o processo de melhoria financeira já se torna significativo.

Sair da zona de conforto traz o aumento na produtividade e consequentemente as chances de uma promoção, bonificações, recolocação de cargo ou até mesmo um aumento de salário.

2 — Desenvolva hábitos saudáveis

Só é possível organizar planos de ações e definir metas de crescimento pessoal e financeiro quando há hábitos saudáveis relacionados ao uso do dinheiro.

Gastar menos, poupar mais e saber onde investir são alguns pontos que podem trazer mais retorno financeiro e aumento da renda.

3 — Faça um planejamento a longo prazo

Melhorar a vida financeira é algo que demanda tempo e planejamento. Por isso, é importante estabelecer objetivos, que sejam fáceis e de realização a curto prazo, médio e longo prazo. 

Lembrando que as metas devem se basear em perspectivas reais, ou seja, possíveis de serem executadas. Cada pessoa deve entender sua posição financeira atual e, a partir disso, desenvolver um perfil de crescimento pessoal. 

4 — Proteja-se contra imprevistos

Ter uma reserva de emergência pode evitar a procura por linhas de crédito de alto custo, como empréstimos, cheque especial e cartão de crédito, por exemplo.

Em certos casos, ter algum tipo de seguro também pode ser uma alternativa viável. 

5 — Encontre equilíbrio

Mesmo com o aumento da produtividade e economia em gastos desnecessários, o sucesso financeiro surge do equilíbrio em todas as etapas, seja da vida privada e profissional.

Saber dosar bem cada um desses campos torna a execução das metas e objetivos mais fáceis e menos exaustivos.

6 — Invista na qualidade de vida

Estar com boa saúde é fundamental para ter uma situação financeira estável e controlada. Transformar-se em um workaholic (viciado em trabalho) pode trazer sérias consequências para o corpo a longo prazo, ligadas a estresse e ansiedade. 

Por isso, é necessário relaxar e ter um tempo livre além daquele destinado às atividades laborais para a realização de atividades prazerosas.

planejamento financeiro é um assunto que deve ser levado a sério. Pensar no agora para ter mais tranquilidade e segurança no futuro.

O investimento em previdência privada pode ser uma ótima alternativa para quem busca mais tranquilidade e segurança para o futuro. 

Veja também: Reserva de emergência – O que é, como fazer, importância, como montar um fundo para imprevistos




Voltar ao topo

Deixe um comentário