Boa parte das instituições financeiras utilizam os boletos bancários como forma de recebimento de valores. Geralmente, o documento pode ser pago por meio de diversos canais de atendimento, como caixas eletrônicos, casas lotéricas, aplicativos, ligação, Internet Banking e muito mais.
Quem pode emitir boletos? Mesmo sendo mais comum entre pessoas jurídicas, a emissão de um boleto pode ser feita por pessoa física. Para isso, é necessário ter uma conta/cadastro em um intermediador ou por meio de uma instituição bancária. O método é ideal para quem é microempreendedor ou possui lojas o-online de e-commerce, por exemplo.
Como fazer o pagamento de um boleto
Dentre as formas mais conhecidas de se pagar um boleto bancário estão:
Pagamento em terminal de autoatendimento (caixa eletrônico): basta se dirigir à agência bancária na qual o usuário possui vínculo/conta ativa portando o cartão e o boleto a ser quitado. Após acessar as funcionalidades do terminal, escolha a opção “pagamentos” e, em seguida, o tipo de documento a ser pago (conta de água, luz, telefone, fatura do cartão, etc). Posicione o código de barras no leitor, preencha os dados referente ao valor e data de pagamento e confirme.
Pagamento on-line (aplicativo ou Internet Banking): essa opção é para quem não pode sair de casa. Basta o usuário acessar o site ou aplicativo da sua instituição financeira, inserir o número da conta e agência e, logo em seguida, ir na opção de “Pagamentos”. Selecione a opção “Pagamento com Código de Barras” (aqui, é necessário posicionar o código de barras na frente do celular) ou digite o número do código de barras. Finalize digitando a senha e pronto.
Pagamento em casas lotéricas: talvez seja a forma mais comum de se pagar um boleto, pois é voltada para quem não possui conta corrente em banco, ou está impossibilitado (a) de utilizar o caixa eletrônico ou Internet Banking. Aqui o processo é simples: basta ir a uma unidade lotérica com o boleto impresso e o dinheiro em mãos.
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3 dias úteis? Por que existe esse prazo para um boleto ser validado?
Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o porquê do prazo de até “3 dias úteis” (72 horas) para que seja confirmado o pagamento de um boleto. A resposta é simples: o banco precisa de um prazo para repassar a quantia para a instituição credora. Lembrando que finais de semana e feriados não entram na contagem.
Por exemplo, se o pagamento for feito numa segunda-feira, possivelmente a compensação acontecerá somente na quinta-feira. Caso fosse em um fim de semana, a confirmação de pagamento cairia apenas na próxima-quarta.
*Lembrando que com os avanços tecnológicos, o processo de repasse dos valores têm sido feito de forma mais rápida, em que muitas vezes as transações são feitas antes do prazo.
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