scorecardresearch ghost pixel



O que é Tax Free? Descubra como economizar em viagens internacionais

Prática permite o reembolso de parte do valor gasto em impostos durante compras internacionais.



Sabia que é possível realizar compras no exterior, em um viagem internacional por exemplo, e receber parte do dinheiro de volta? Apesar de soar utópico, a prática é comum em diversos países já tem até nome: Tax Free. Em tradução para o português significa “livre de impostos”. 

O que é o Tax Free? A cobrança de impostos ao realizar uma compra não é de exclusividade do Brasil. O mesmo acontece em praticamente em todos os outros países do globo. Contudo, muitas nações entendem que o consumidor, na posição de turista, não se beneficiária com os investimentos dessas arrecadações.

Daí surgiu a prática de Tax Free, que também pode ser encontrada sob a alcunha de Tax Refund ou Devolução de VAT (do inglês, Value Added Tax) que, em tradução livre, quer dizer “Imposto Sobre o Valor Agregado”. 

Geralmente, a carga de imposto aplicado muda de um país para outro, mas pode chegar a 25% sobre o valor dos produtos na maioria dos casos. Um ponto importante está ligado diretamente ao reembolso: o valor devolvido pelo Tax Free não acontece em sua totalidade, e pode chegar a apenas 10%. 

Lista de países que adotam o Tax Free

Mesmo sendo desconhecido por boa parte dos brasileiros, o Tax Free aparece em diversos países. Confira alguns deles:

  • Austrália
  • Irlanda
  • Japão
  • Marrocos
  • México
  • Suíça
  • Uruguai
  • Argentina
  • Todos os Países da União Europeia (incluindo o Reino Unido), entre outros.

Importante: Em se tratando dos Estados Unidos, o governo de cada estado tem autonomia para decidir sobre as regras de tributação. Nesse caso, boa parte deles acaba não oferecendo o reembolso dos impostos. 

Como solicitar o Tax Free?

O passo a passo para solicitar parte do dinheiro gasto no exterior é simples. Veja:

  • Verifique se a loja onde o será feita a compra é adepta ao Tax Free. Para isso, basta consultar os sites das empresas responsáveis pelos reembolsos, como a Global Blue e a Planet Payment. Outra forma é perguntando aos funcionários do estabelecimento se há de fato ou não o reembolso.
  • Durante o pagamento, peça ao atendente o formulário do Tax Free e o recibo. A operação exige que o consumidor esteja com o passaporte em mãos, tendo em vista que a loja precisará das informações para a emissão dos documentos.
  • Colete todos os recibos e notas fiscais e anexe junto ao formulário.

Como receber o reembolso do Tax Free?

A solicitação de reembolso deve acontecer assim que o viajante chegar ao aeroporto de embarque para o Brasil. Caso esteja fazendo um tour pela Europa, o requerimento só deve acontecer no país onde será realizada a volta para o país de origem.

Já no local de partida, o viajante deve se dirigir à seção de “Tax Refund” e apresentar o passaporte, além dos recibos das compras e o formulário do Tax Free. Em alguns casos, o atendente solicita que o turista mostre os produtos comprados. Por isso, é sempre bom mantê-los ao alcance. 

Após receber um carimbo de validação, basta seguir para o guichê da empresa responsável pelo reembolso. Realizada essa etapa, o consumidor poderá escolher entre duas opções de recebimento do dinheiro: via cartão de crédito, com prazo de até 30 dias, ou dinheiro em espécie, em que há possibilidade de cobrança de taxas pelo serviço.

Para aqueles que não conseguirem fazer o procedimento durante o embarque, é possível enviar posteriormente os documentos pelo correio e solicitar o reembolso via cartão de crédito.

Veja também: O que é preciso saber antes de fazer o primeiro cartão de crédito?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário