scorecardresearch ghost pixel



O que é preciso saber antes de fazer o primeiro cartão de crédito?

Veja o que deve ser levado em conta na hora de solicitar pela primeira vez o serviço.



Ter a chance de realizar uma compra e pagar só no fim do mês, parcelar, ganhar descontos exclusivos em produtos e gerar pontos que podem ser trocados por serviços, são apenas algumas das vantagens que mais chamam a atenção de quem está decidido a fazer um cartão de crédito

Em comparação há alguns anos atrás, o consumidor de hoje tem muito mais opções na hora de escolher qual deve ser o primeiro cartão. Começar com o pé direito é fundamental para evitar endividamentos e, assim, se manter longe das estatísticas de inadimplentes. 

Confira a seguir 5 dicas valiosas do que é preciso saber antes de fazer o primeiro cartão de crédito.

1 – Limite seus gastos em até 50%

Uma das principais razões para os endividamentos desenfreados está justamente na disponibilidade do poder de compra. Nesse caso, as instituições financeiras em sua maioria, acabam liberando limites de crédito muito altos, muitas vezes incompatíveis com a renda do titular. 

Para isso, especialistas sugerem que o cliente limite os gastos desde o início, evitando “se animar” demais. A dica é colocar em mente que os gastos não devem ultrapassar o percentual de 50% do rendimento líquido.

Leia também: Como descobrir gastos que estão comendo o limite do cartão de crédito?

2 – Juros do rotativo

Ao receber a fatura no final do mês, muitas pessoas já vão direto conferir quanto poderão pagar de valor mínimo do cartão de crédito, ou então até em quantas parcelas ele poderá quitar a dívida. 

Quando o usuário não paga o valor total da fatura por mais de um mês seguido, entra em cena o chamado “juro rotativo”. A diferença do que não foi pago acaba se tornando um empréstimo do banco ao usuário de alto custo. Para se ter uma ideia, em março de 2019, a taxa por utilização do crédito chegou a 298,6% ao ano. Sem contar os encargos extras, como o IOF.

3 – Reveja seus rendimentos

Todo mundo provavelmente sabe quanto entra e quanto sai mensalmente da conta, não é mesmo? Mas o que muitos se esquecem é de detalhar como é feito, mês a mês, o uso desse dinheiro. 

Aqueles que não mantêm como hábito o controle das finanças pessoais correm o risco de se endividarem ao ter um cartão de crédito. Neste caso, é fundamental colocar na ponta do lápis todas as despesas, gastos e economias, em comparação à renda. Tudo para não levar aquele susto quando a fatura chegar ao final do mês. 

4 – Não empreste seu cartão de crédito

Não é atoa que o cartão de crédito, tanto em sua versão física quanto virtual, estampa o nome completo do titular. Isso porque a ferramenta deve ser usada exclusivamente pelo seu dono. Apesar de parecer meio óbvio a dica, cerca de um em cada dez brasileiros fica com o nome sujo por emprestar o crédito a terceiros.

Quando você empresta o cartão para quem não possui outras formas de crédito, a probabilidade que a pessoa não pague é alta. 

Leia mais: Confira por que você não deve emprestar seu cartão de crédito

5 – Não compre sem ter como pagar depois

Apesar de aparecer no final da nossa lista, essa regra pode ser considerada um dos pilares para a boa utilização dos serviços de cartão de crédito. Tudo porque ela evoca a ideia de que o limite oferecido pela empresa emissora nada mais é do que um valor emprestado, que eventualmente será cobrado.

Um dos maiores erros de quem utiliza cartão de crédito é acreditar que compras de baixo custo, por exemplo, não impactam no saldo total da fatura. A verdade é que cafezinho da tarde do dia a dia pode se tornar uma bola de neve ao final de um mês. 

Por tudo isso, vale ressaltar o cartão de crédito pode ser mais aliado que inimigo quando o mesmo é melhor utilizado. Entender o funcionamento do serviço, como acompanhar o andamento da fatura, ter noção dos rendimentos mensais e evitar gastos desnecessários, já é um excelente ponto de partida para uma vida financeira mais saudável. 

Veja também: Veja 4 cuidados que você precisa ter antes de parcelar no cartão de crédito




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário