scorecardresearch ghost pixel



Ibovespa

Ibovespa é o indicador da Bolsa de Valores de São Paulo. Nela são listadas as ações das companhias brasileiras mais relevantes no mercado financeiro do país. Entenda melhor como funciona o índice



O índice da Bolsa de valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, a BM&F BOVESPA é a Ibovespa.  IBOV, é a sigla do indicador, que funciona como carteira de investimentos teórica.

Assim sendo, as ações mais negociadas da bolsa paulista são listadas na Ibovespa e, desta forma, as companhias nacionais mais importante no mercado financeiro são aquelas que fazem parte da lista.

Dentre as empresas que estão lista da Ibovespa destacam-se:

  • Petrobrás
  • Vale
  • Gerdau
  • BR Foods
  • Banco do Brasil
  • Itaú

Portanto, para que o órgão possa ser incluso na IBOV ele precisa cumprir alguns critérios. Tais como obter participação maior de 0,1% no mercado, presença em ao menos 95% dos pregões, e não ser uma penny stock, o que significa não ser inferior a um real.

Além disso, organizações que estão em processo de recuperação judicial e extrajudicial, ou intervenção, são excluídas da Ibovespa. A Bolsa de Valores, que existe deste 1968, é reflexo da performance dos ativos de alta negociabilidade e também das principais ações brasileiras.

O IBOV possui o Exchange Trated Fund (ETF), que é um fundo em que se espelha a listagem do índice. No entanto ele não é um ativo a ser negociado. Mas por meio do ETF o investidor que faz uma adesão ao fundo obtém uma carteira que possui a mesma proporção e valores que o Ibovespa.

É possível acompanhar o Ibovespa em tempo real por meio do site da BM&Bovespa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário