scorecardresearch ghost pixel



O que é CAPM?

O modelo procura calcular o equilíbrio entre o risco e a rentabilidade de um investimento. Entenda como o método funciona e saiba qual é a fórmula para realizar seu cálculo.



O Capital Asset Pricing Model (CAPM), que ao ser traduzido quer dizer Precificação de Ativos Financeiros, é um método de análise que busca investigar a relação entre o risco e o retorno que se espera de um investimento.

Assim sendo, este formato procura calcular um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade e, a partir disso, determinar uma precificação aos ativos com risco de uma carteira de investimentos.

O CAPM permite também, além do investimento em ativos financeiros, identificar o valor de um projeto. Isso é realizado nos mesmos moldes de um processo produtivo, por exemplo.

CAPM: como calcular

Para que o CAPM possa ser calculado é preciso levar em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte que é livre de riscos ou, pelo menos, que possuam o menor risco possível.

Veja a fórmula:

Fórmula retorno esperado CAPM

  • E(R) = o retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular;
  • Rf = taxa de juros livre de risco;
  • β = Índice Beta, que aponta o risco associado ao investimento
  • Rm = taxa de remuneração do mercado

Assim sendo, para a taxa livre de risco, deve ser ser considerada uma taxa de rendimento de um investimento sem risco. Tais como a poupança ou o do Tesouro (Selic). Dessa forma, este valor diz respeito ao mínimo a se considerar para o retorno esperado.

Este modelo faz uso também da rentabilidade do mercado como um todo. Portanto, neste caso, é possível utilizar o Índice Bovespa no prazo selecionado.

O índice que relaciona a direção que um investimento toma, de acordo com as viações no mercado é o Beta. Para calculá-lo é preciso utilizar a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado.

Para isso, é necessário pegar a covariância entre dois rendimentos e dividi-la pela variância do mercado. Portanto, o Beta usado no Modelo de Precificação de Ativos Financeiros é positivo. Essa característica é pelo fato de o índice procurar analisar investimentos que acompanham os riscos mercadológicos.

Saiba mais sobre Índice Beta




Voltar ao topo

Deixe um comentário