scorecardresearch ghost pixel



Índice Beta

O indicativo é usado para que a maneira como um ativo se comporta no mercado financeiro possa ser evidenciado. Entenda como o índice funciona e qual é a fórmula para efetuar seu cálculo.



A medida utilizada em finanças para relacionar a sensibilidade de um ativo dentro de uma carteira de investimentos é definido como Índice Beta ou Coeficiente Beta.

Este indicativo teórico é utilizado para que o comportamento do ativo no mercado financeiro seja colocado em evidência. Isso é realizado pegando um período como base e através do nível de risco presente.

Além de fazer a correlação do investimento dentro de uma carteira, o beta também permite a identificação da direção que a rentabilidade do ativo sofre, frente as  alterações de um índice do mercado. Por exemplo, o Índice Bovespa.

Índice Beta: como é calculado?

O cálculo do beta é realizado por meio de um rácio entre a variação da rentabilidade de um ativo ou um título que deseja analisar, com a variação da rentabilidade de todo mercado.

Assim sendo, a fórmula para calculá-lo é a seguinte:

Fórmula para calcular o beta

ΔRa- variação no valor do ativo ou título;

ΔRm- variação do índice de mercado, como o Ibovespa.

Há outro cálculo do Beta que funciona como a covariância entre a rentabilidade do portfólio com o ativo, dividida pela variância da rentabilidade da carteira ou do mercado.

Veja:Fórmula Beta

Neste caso, o beta de um portfólio inteiro pode ser representado pela média ponderada de todos os ativos que o compõem.

Valores Beta: o que eles significam?

β maior que 1

Ativo de alto risco. A rentabilidade do β varia mais que a proporcional ao mercado. Isto quer dizer, portanto, que o investimento rende mais que o índice do mercado em variações positivas.

No entanto, caso aconteça o contrário, a variação negativa também pode ser maior.

β menor que 1

Ativo de baixo risco. A sua rentabilidade varia menor que o proporcional ao mercado.

β igual a zero

Neste caso, o β indica que o ativo ou está indiferente, ou pouco associado. Assim sendo, ele pode acontecer em variações positivas ou negativas do índice mercadológico. O β  igual a zero mantém a rentabilidade do ativo constante.

β negativo 

O β negativo é um ativo que rende em direção contrária ao mercado. Um exemplo são os metais preciosos que se valorizam em períodos de crises financeiras.

Beta utilizado no CAPM

CAPM significa Capital Asset Pricing Model e o modelo calcula qual é o retorno esperado de um ativo. Dessa forma, as características financeiras do investimento são pegas com base. O beta é um destes aspectos.

Portanto, além do beta, o CAPM leva em consideração também a taxa de rendimento de um ativo sem risco. Assim ele define o mínimo que se pode esperar do rendimento do ativo que foi investido. Além da taxa de rendimento de marcado, o Rm.

Saiba mais sobre o que é CAPM




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário