scorecardresearch ghost pixel



Index

Entenda melhor sobre o conceito que se refere ao índice que é utilizado no mercado financeiro e possui métodos e cálculos próprios para estipular os valores das ações



O que é Index? É um Índice de Valores que funciona como um indicador de desempenho de um determinado grupo de ações listadas. Seu uso é majoritariamente no mercado financeiro.

Assim sendo, cada index  estima a performance, por meio de cálculos estatístico próprios do valor das ações. A forma de calcular, geralmente, é dada pela média ponderada de amostras representativas das ações listadas.

Portanto, para que cada index possa estabelecer seu cálculo há diferentes métodos utilizados. Assim, o que determina as variações de preço dos grupos de ações é um percentual que é resultado do cálculo estatístico do index.

Desse modo, as variações de preço demonstram o que está em alta no mercado e atraem a atenção de agentes e investidores. Isso quer dizer que a alteração percentual do index é mais relevante de ser observadas do que os números reais.

São chamados de ações index aquele derivativos financeiros, os quais têm como base os índices.

Index: Quais são os principais no mundo

O Standard & Poor´s 500 tem ações no mercado norte-americano e é um dos index mais famosos no mundo. Nos Estados Unidos também há  o index Stardard & Poor’s 100, que negocia ações globais.

Além disso, dentre outros, ainda há no país o índice Dow Jones e o NASDAQ-100. Já na Ásia, o mais importante é o index Nikkei 225, da Bolsa de Valores de Tóquio.

Ademais, na Europa, há entre os índices de destaques o DAX-30 de Frankfurt e o FTSE 100 de Londres. Sejam por países ou mercadorias, há também a existência dos  índices regionais.Um exemplo a ser destacado são aqueles que possuem relação com os mercados de materiais preciosos e industriais.

No Brasil, o Índice Bovespa, ou Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, é o indicador mais representativo no mercado financeiro nacional.

Você pode saber mais sobre o índice Ibovespa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário