Os contratos de ações ou outros ativos que acompanham o direito de obter ou vender os ativos que fazem parte do contrato, quando são adquiridos, recebem o nome de opções.
Assim sendo, há dois tipos de contratos de opções. São eles: opções de compra (call options) e opções de venda (put options). Dessa forma, os contratos que têm o envolvimento das opções faz com que o titular tenha o direito à compra ou venda de ativos envolvidos. Mas não faz disso uma obrigação.
Portanto, pode-se dizer que as opções funcionam como uma espécie de “reserva”, em que o titular obtém a opção sobre o ativo que escolheu.
Mercado de opções: Como funciona
Os direitos de compra ou venda de um ativo são negociados no mercado de opções. Os preços e prazos são pré-definidos por meio da Bolsa de Valores.
Dessa forma, ao adquirir uma opção, o beneficiário tem o direito de obter ou vender o ativo que selecionou por determinado valor. Geralmente, são lote de ações.
No Brasil, as opções são negociadas pela Bovespa. Há alguns ativos que são negociados de maneira mais frequente. São eles: ações, moedas, títulos, commodities, índices e contratos futuros.
Saiba também o que é Ibovespa
Mercado de opções: Agentes
Aqueles que adquirem as ações no mercado são chamados de “titulares”, que passam a ter o direito de comprá-los. Já os que vendem e passam a ter esta obrigação são os “lançadores”.
O titular precisa pagar por um prêmio, para adquirir uma opção. E assim, exercer ou não o direito relacionado. Enquanto isso, o lançador tem a obrigação com negócio até a data de vencimento.
Até o vencimento, no exercido direito, o titular perde o prêmio, que tinha pago ao lançador como uma espécie de sinal.
Tipos de opções no mercado e nomenclatura
As opções de venda e opções de compra são negociadas de diferente maneiras:
- Opções de compra (Call): o titular obtém o direito de comprar o ativo em certa data, e com um valor determinado;
- Opções de venda (Put): o titular passa a ter o direito de vender o ativo em uma certa data, por um valor determinado.
Além do mais, ainda há duas classificações quanto ao período que a opção pode ser vendida ou comprada. Essas opções são as:
- Americana: é a opção que pode ser exercida em qualquer período;
- Europeia: a opção só pode ser exercida na data de vencimento;
- Bermuda: as opções podem ser exercidas em diferentes datas fixadas.
Opções: Códigos
É de acordo com o ativo que está sendo negociado que a nomenclaturara das opções são identificadas. Na bolsa elas aparecem em forma de códigos.
Assim sendo, os códigos são identificados da seguinte maneira: eles começam com as iniciais da empresa em que a ação diz respeito. Em seguida vem a letra que indica o mês de vencimento da opção. Sendo que entre A e L são para opções e compra. Já de Ma X para opções de venda.
Para finalizar, o código tem o preço de exercício da ação. Por exemplo, PETRK50, indica que é uma opção de compra da Petrobras, com vencimentos em novembro e preço de exercício R$ 50.