scorecardresearch ghost pixel



Programa Jovem Aprendiz Vale: Como participar

Além da oportunidade de emprego, a empresa ainda oferece uma série de cursos técnicos profissionalizantes.



A busca pela entrada no mercado de trabalho pode ser complicada. O tão sonhado primeiro emprego pode não ser tão fácil. Entretanto, esse caminho pode ser percorrido de uma forma mais acessível.

Estamos falando do Programa Jovem Aprendiz, que introduz jovens ao mercado de trabalho. O programa funciona determinando por lei que empresas de médio e grande porte tenham aprendizes como funcionários.

Jovem Aprendiz Vale

Cumprindo a recomendação da Lei de Aprendizagem, a empresa Vale recebe como seus funcionários aprendizes.

A Vale é uma empresa de metais e mineração que atualmente está presente em mais de 24 países.  A empresa também atua na geração e fornecimento de energia e no setor siderúrgico.

O Programa Jovem Aprendiz Vale tem como objetivo capacitar jovens para funções administrativas e operacionais.

Além disso, a Vale também busca incentivar o desenvolvimento efetivo dos jovens na empresa. Sendo assim, a empresa oferece uma série de cursos aos aprendizes.

Os interessados em trabalhar na empresa precisam estar cursando o ensino médio, além de idade a partir de 14 anos. Um outro ponto positivo é que a empresa não requer nenhuma experiência anterior.

Isso porque o projeto tem o exato objetivo de ser a primeira qualificação profissional de jovens.

Inscrições Jovem Aprendiz Vale

Infelizmente a Vale não conta com nenhum processo seletivo aberto atualmente. Entretanto, a empresa abriu seu último processo no final do ano passado.

Na ocasião, os requisitos para inscrição eram:

  • comprovante de matrícula no segundo ou terceiro ano do ensino médio, ou de conclusão;
  • ter entre 14 e 21 anos de idade;
  • residir em São Luís e/ou Açailândia;

Sendo que não havia limite de idade para candidatos com deficiência. Para se inscrever também era necessário apresentar comprovante de residência, CPF e RG.

Após inscritos, os alunos fizeram uma prova online, dinâmica e entrevista coletiva, avaliação psicológica e exames médicos. Sendo que os aprovados nessas fases ainda passavam pela entrega de documentos para finalmente serem admitidos e começarem as aulas.

Durante a fase teórica os alunos tinham carga horária de 4 horas diárias.

Além disso, segundo dados coletados pelo site love mondays, o valor da bolsa oferecida é de R$ 741,00.

O prazo do contrato é de 20 meses, dependendo do plano de curso. No processo seletivo do último ano, os cursos oferecidos foram os técnicos em:

  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica;
  • Logística;
  • Segurança do trabalho;
  • Edificações;
  • Eletromecânica;
  • Soldagem;

O último edital trouxe 249 vagas, sendo assim é esperado oferta igual ou superior para o próximo processo seletivo da empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário