A rede de integração entre fabricantes e seus prestadores de serviços, como fornecedores e varejistas é chamada de cadeia de suprimentos.
O conceito se refere a todo processo que é feito até que o produto chegue às mãos dos clientes. Desde a matéria-prima, passando pela produção , até o item chegar ao consumidor final.
Dessa forma, a empresa que consegue gerir da maneira correta sua cadeia de suprimentos, alcança muito mais vantagens competitivas. Essa cadeia funciona da seguinte maneira:
Primeiro os produtores de matéria-prima fornecem seus insumos aos fabricantes. Assim sendo, estes finalizam o produto e envia para os distribuidores, que passam o item para varejistas. Portanto, a partir deles, o produto chega ao consumidor final.
Na cadeia de suprimentos todas as funções são importantes e dependentes umas da outras. Por isso, o método cria um elo forte entre cada agente. O movimento da cadeia funciona como um ciclo.
Neste ciclo há os materiais, os insumos aos produtos, e depois retorna ao fabricante por meio do feedback que demonstra quais são as demandas e os comportamentos mais recorrentes na mercado.
Assim sendo, o órgão fabricante precisa manter uma relação de transparência, confiança e cooperação com os outros elos da cadeia de suprimentos.
Essa política da boa vizinhança é essencial para que todas as vantagens do método possam ser aproveitadas. Afinal, a cadeia possibilita que as redundâncias sejam eliminadas. na fase de produção.
Além disso, ela diminui o tempo do ciclo e do inventário e, ainda, realizada entregas dos produtos ao consumidor com mais qualidade e por um preço menor.
Cadeia de suprimentos e logística: diferença
A logística faz parte do processo de armazenamento e distribuição da cadeia de suprimentos. Por isso, diz-se que o termo faz parte da cadeia, mas não dos procedimentos como um todo.
Outro termo utilizado é logística empresarial. Este é sinônimo de gestão da cadeia de suprimentos, ao tratar, também, de uma visão mais abrangente e, ao mesmo tempo, estratégica da definição clássica de logística.