Cisão

O método de sociedade é realizado quando parte de uma empresa é passada para outra pessoa jurídica

Empresas que transferem parte de seus patrimônios para outras companhias realizam uma cisão. Esse conceito diz respeito à divisão de órgão e o ato pode ser realizado por qualquer organização.

No entanto, caso a empresa opte por transferir todo o seu patrimônio, ela é, automaticamente, extinguida. Uma pessoa jurídica que já exista ou seja criada só para entrar na sociedade passa o capital da sociedade para o órgão em questão.

Dessa forma, a cisão pode acontecer por vários motivos. Contudo, conflitos de sociedades são os principais deles. Por exemplo, desentendimentos que tornam impossível que os sócios continuem desenvolvendo um trabalho em conjunto.

Além disso, quotas de herdeiros podem ser resolvidos por meio da cisão, para que problemas de sucessão sejam sanados. Ademais, esse método pode ser apenas uma forma estratégica para a empresa. Esse caso ocorre de acordo com a visão do planejamento tributário do órgão.

Geralmente, quando uma empresa é divida em duas, ela tem a maior possibilidade de formar grupos empresariais fortes. O que é mais intricado em uma organização única.

Assim sendo, na maioria da vezes, a cisão funciona como um plano estratégico de crescimento da empresa. O core business, por exemplo, pode ser alcançado a partir desse método. Isso acontece já que uma empresa que está se expandindo, ao dividir seus trabalhos tem mais chance de obter sucesso.

De acordo com os interesses e objetivos das partes que vão fazer a sociedade, o valor de cisão é estipulado. Elas partem do balanço patrimonial da organização para chegar a um valor, que é definido pela valor da contabilidade ou pelos valores de mercado.

Portanto, existem dois tipos de cisão dentro de uma empresa. A Cisão Parcial e a Cisão Total. Assim sendo, os dois formatos definem quais são os objetivos do órgão, que podem almejar um crescimento, ou apenas finalizar a empresa.

Cisão Parcial

Quando um empresa continua funcionando sem alterações, mesmo depois de passar parte de seu patrimônio para outra organização, ela realiza a Cisão Parcial.

Cisão Total

Já a Cisão Total é quando a empresa é extinta. Nesse caso o patrimônio é completamente dividido entre os sócios.

Cisão: exemplo em empresa brasileira

Em 2012, a Companhia Aérea GOL fez uma cisão. O objetivo da empresa era focar no programa de relacionamento Smiles.  Assim sendo, depois da junção, um nova personalidade jurídica foi criada.

A Smiles S.A foi o resultado que se deu através de uma parcela do patrimônio da Companhia GOL Linhas Aéreas.

Veja mais sobre

Cisão
Avalie
Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário