Core Business e Core Competence

Os dois conceitos se referem àquilo que a empresa faz com excelência e torna aquela área o foco principal do órgão



As empresas, no geral,  possuem diversos formatos de gerir seus negócios. Assim sendo, muitos conceitos são utilizados para auxiliar na gestão empresarial. Dois exemplos são o Core Business e Core Competence.

O Core Business diz respeito ao negócio que é o pilar da organização. Esse conceito representa o setor em que o órgão é melhor e, consequentemente, obtém mais renda.

Já a Core Competence se refere àquela função que é despenhada com excelência pela companhia.

Em resumo:

Core Business= negócio central da empresa 

Core Competence= competência central da empresa

Assim sendo, de maneira geral, o core business depende da existência da core competence. Primeiro a empresa identifica aquilo que faz da maneira mais competente possível e depois foca naquilo como o principal negócio do lugar.

Core Business e Core Competence: como identificar

O que minha empresa faz da maneira mais competente? Essa é a primeira pergunta que o empresário precisa fazer para conseguir identificar a core competence.

A partir desse questionamento, o gestor precisa então observar se a função em que ele pensou se encaixa em três requisitos. São eles:

  • Ter potencial de ampliar a variedade mercados;
  • Oferecer maiores benefícios ao consumidor;
  • Apresentar dificuldade de ser reproduzida por quem segue o mesmo ramo, ou seja, como a concorrência lida com esse mesmo negócio.

Desse modo, se com esses três aspectos o empresário conseguiu identificar a core competence , o próximo passo é reconhecer o o core business, ou seja, o negócio central da empresa.

Portanto, mais uma vez o gestor deve fazer alguns questionamentos. Tais como:

  • Quais são os fatores que mais fazem com que o clientes sejam atraídos  para a empresa?
  • Quais são os principais consumidores dos produtos ou serviços?
  • O que a empresa faz melhor que a concorrência?
  • Quais são as inovações que o órgão leva ao mercado?
  • Quais são os produtos ou serviços campeões de vendas?
  • Qual  área mais gera renda à organização?
  • Quais são as pessoas que estão comandando a companhia e por qual motivos elas estão na gestão?

Pronto! A partir das respostas de cada pergunta o gestor irá conseguir chegar aos dois conceitos. Contudo, é necessário que esses questionamentos sejam respondidos sem discrepâncias.

Caso haja divergências em algum momento, as estratégias podem não sair da forma esperada. Portanto, o empresário tem que responder cada item com cautela para que cada setor tenha os investimentos adequados. Fator essencial no momento de saber qual é a área que vai gerar mais lucros à companhia.




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