As empresas, no geral, possuem diversos formatos de gerir seus negócios. Assim sendo, muitos conceitos são utilizados para auxiliar na gestão empresarial. Dois exemplos são o Core Business e Core Competence.
O Core Business diz respeito ao negócio que é o pilar da organização. Esse conceito representa o setor em que o órgão é melhor e, consequentemente, obtém mais renda.
Já a Core Competence se refere àquela função que é despenhada com excelência pela companhia.
Em resumo:
Core Business= negócio central da empresa
Core Competence= competência central da empresa
Assim sendo, de maneira geral, o core business depende da existência da core competence. Primeiro a empresa identifica aquilo que faz da maneira mais competente possível e depois foca naquilo como o principal negócio do lugar.
Core Business e Core Competence: como identificar
O que minha empresa faz da maneira mais competente? Essa é a primeira pergunta que o empresário precisa fazer para conseguir identificar a core competence.
A partir desse questionamento, o gestor precisa então observar se a função em que ele pensou se encaixa em três requisitos. São eles:
- Ter potencial de ampliar a variedade mercados;
- Oferecer maiores benefícios ao consumidor;
- Apresentar dificuldade de ser reproduzida por quem segue o mesmo ramo, ou seja, como a concorrência lida com esse mesmo negócio.
Desse modo, se com esses três aspectos o empresário conseguiu identificar a core competence , o próximo passo é reconhecer o o core business, ou seja, o negócio central da empresa.
Portanto, mais uma vez o gestor deve fazer alguns questionamentos. Tais como:
- Quais são os fatores que mais fazem com que o clientes sejam atraídos para a empresa?
- Quais são os principais consumidores dos produtos ou serviços?
- O que a empresa faz melhor que a concorrência?
- Quais são as inovações que o órgão leva ao mercado?
- Quais são os produtos ou serviços campeões de vendas?
- Qual área mais gera renda à organização?
- Quais são as pessoas que estão comandando a companhia e por qual motivos elas estão na gestão?
Pronto! A partir das respostas de cada pergunta o gestor irá conseguir chegar aos dois conceitos. Contudo, é necessário que esses questionamentos sejam respondidos sem discrepâncias.
Caso haja divergências em algum momento, as estratégias podem não sair da forma esperada. Portanto, o empresário tem que responder cada item com cautela para que cada setor tenha os investimentos adequados. Fator essencial no momento de saber qual é a área que vai gerar mais lucros à companhia.