scorecardresearch ghost pixel



KPI

Saiba o que significa o termo, o qual indica de maneira explícita quais são os caminhos que a empresa precisa percorrer em determinado negócio



Para que uma empresa possa ter um controle do seu desempenho no mercado existe os Key Performance Indicators (KPIs), que são os indicadores chave do desempenho de um órgão.

Os KPIs geralmente são estabelecidos no momento em que o órgão faz seu planejamento estratégico. Assim sendo, os gestores encaixam o método de acordo com o objetivo que aquele negócio quer atingir.

Dessa forma, o KPI é distribuído entre as metas, sendo que algumas pode contar com mais de um. O conceito auxilia o empresário a seguir no caminho mais certo, para que ele alcance resultados positivos.

Assim sendo, o Key Performance Indicators é um instrumento que ajuda a gestão a manter um acompanhamento das metas de uma maneira mais nítida.

Quando a ferramenta está definida da maneira correta, a equipe empresarial pode observar de maneira periódica os resultados das atividades executadas.

Portanto, para que alcance os resultados esperados, cada área da empresa deve ter o KPI de maneira separada. Os indicadores de desempenho devem ser próprios para o setor de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Atendimento ou qualquer outro dentro da companhia.

A partir dessa divisão o KPI irá conseguir mapear a empresa e estipular quais são os objetivos macro, ou seja, aqueles que têm prioridade na ordem de execução.

Os indicadores de desempenho, portanto, acompanham periodicamente as medidas qualitativas e quantitativas dentro do órgão. Esses dois aspectos são fundamentais para que um negócio obtenha sucesso.

KPI: Exemplo

Os KPIs devem ser palpáveis. Eles são aquilo que a empresa consegue colocar em prática e não apenas idealizar. Por isso, questões abstratas só podem ser utilizada como índice de performance se for possível quantificá-la por meio alguma fórmula.

Os indicadores podem ser separados em KPIs Financeiros e KPIs Não-Financeiros. O primeiro diz respeito aos resultados que são em moeda. Já o segundo trata-se de uma métrica qualitativa frequente, que são transformadas em questões mensuráveis.

KPIs fincanceiros

  • Lucro obtido por projeto
  • Receita por colaborador
  • Valor médio de venda por cliente
  • Custo por cliente
  • Conversão em venda geradas por promoções
  • Retorno sobre Investimento (ROI) em publicidade
  • Custo por clique

KPIs não-financeiros

  • Nível de Satisfação do Cliente
  • market Share
  • Clientes Locais X clientes estrangeiros
  • Conhecimento de Marca (Brand Awareness)
  • Leads provenientes de Redes Sociais
  • Turnover- Rotatividade de pessoal
  • Novos produtos/serviços desenvolvidos por ano

Na logística, o KPI pode ser definido como a quantidade de produtos que são entregues em certo período, os valores dos transporte e do estoque, as taxas de perdas que são ocasionadas no momento em que estão sendo transportadas e também o giro de estoque.

KPIs: como estabelecer

Uma empresa pode possuir um KPI exclusivo. Isso acontece, por exemplo, se dentre os objetivos do órgão existir uma métrica que nunca foi utilizada, em um índice qualitativo, normalmente. Nesse caso, se for possível transformar esse indicador em fórmula mensurável, ele acaba se tornando o KPI.

Portanto, a técnica SMART é aplicada para verificar se a métrica é um KPI. Para isso, o índice deve responder se ele é:

ESPECÍFICO, MENSURÁVEL, ATINGÍVEL, RELEVANTE, TEMPORAL.

Caso o índice responda a todas essas questões, ele está apto a se tornar um indicador de chave de performance, o KPI.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário