Os gestores de uma empresa precisam tomar decisões importantes a todo momento e, por isso, existem ferramentas que os auxiliam nessas definições. A Matriz GUT é um desses instrumentos.
O método é aplicado levando em consideração as questões que são enfrentadas pelo gestor através de três pontos de vistas. São eles: Gravidade, Urgência e Tendência.
Cada um desses itens são avaliados de acordo com o grau de prioridade em que precisam ser resolvidos. Assim sendo, eles recebem, de maneira separada, um valor que vai de 1 a 5. Ao final, cada situação tem seu valor somado.
Uma particularidade é que para a avaliação de fatores internos e externos como forças, fraquezas, oportunidades e riscos, a Matriz SWOT pode ser utilizada para auxiliar a Matriz Gut.
Matriz Gut: como montar
Antes de ser aplicada é preciso que as situações sejam problematizadas. O gestor tem que listar todos os problemas e analisar um a um, considerado três aspectos: Gravidade, Urgência, Tendência.
Gravidade
Esse aspecto se refere ao fato de o quanto um problema pode atingir, de forma negativa, um trabalho. Assim sendo, suas escalas de prioridade são as seguinte:
- Sem gravidade
- Pouco grave
- Grave
- Muito grave
- Gravíssimo
Urgência
A urgência diz respeito ao tempo que será necessário para a resolução de um problema. Dessa forma, as dificuldades que estão presentes na produção, o tempo de resposta ao cliente e os comprimentos de prazos devem ser analisados nesse ponto com notas de 1 a 5.
- Sem urgência
- Pouco urgente
- Urgente
- Muito urgente
- Imediatamente
Tendência
A tendência é o potencial de crescimento que aquele problema pode ter. Nesse ponto são avaliadas as probabilidades daquela questão continuar no futuro e acumular com outros problemas.
Além disso, é analisado se há a possibilidade do problema crescer de tal maneira que atrapalhe a empresa de maneira geral. Portanto, nesse caso, geralmente, os gestores usam outras situações que já passaram para prever cada tipo de situação, levando em conta 5 aspectos:
- Desaparece
- Permanece
- Piora
- Piora a curto prazo
- Piora imediatamente
Como cada problema possui características próprias e todo gestor possui uma visão diferente sobre seu grau de gravidade, a sua análise deve ser realizada de tal maneira que não diminua, nem aumente a questão.
No entanto, essas diferentes formas de enxerga o problema pode ser um ponto positivo. Por exemplo, se numa empresa, empresários de determinado setor consideraram que uma certa ocorrência grave não era tão grave assim, ao passá-la para outro departamento, outros gestores podem mostrar aos primeiros os riscos que aquele problema implica.