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Matriz Gut

Saiba como a Matriz GUT auxilia os empresários no momento de analisar a gravidade, a urgência e a tendência de problemas dentro de uma organização



Os gestores de uma empresa precisam tomar decisões importantes a todo momento e, por isso, existem ferramentas que os auxiliam nessas definições. A Matriz GUT é um desses instrumentos.

O método é aplicado levando em consideração as questões que são enfrentadas pelo gestor através de três pontos de vistas. São eles: Gravidade, Urgência e Tendência.

Cada um desses itens são avaliados de acordo com o grau de prioridade em que precisam ser resolvidos. Assim sendo, eles recebem, de maneira separada, um valor que vai de 1 a 5. Ao final, cada situação tem seu valor somado.

Uma particularidade é que para a avaliação de fatores internos e externos como forças, fraquezas, oportunidades e riscos, a Matriz SWOT  pode ser utilizada para auxiliar a Matriz Gut.

Matriz Gut: como montar

Antes de ser aplicada é preciso que as situações sejam problematizadas. O gestor tem que listar todos os problemas e analisar um a um, considerado três aspectos: Gravidade, Urgência, Tendência.

Gravidade

Esse aspecto se refere ao fato de o quanto um problema pode atingir, de forma negativa, um trabalho. Assim sendo, suas escalas de prioridade são as seguinte:

  1. Sem gravidade
  2. Pouco grave
  3. Grave
  4. Muito grave
  5. Gravíssimo

Urgência

A urgência diz respeito ao tempo que será necessário para a resolução de um problema. Dessa forma, as dificuldades que estão presentes na produção, o tempo de resposta ao cliente e os comprimentos de prazos devem ser analisados nesse ponto com notas de 1 a 5.

  1. Sem urgência
  2. Pouco urgente
  3. Urgente
  4. Muito urgente
  5. Imediatamente

Tendência

A tendência é o potencial de crescimento que aquele problema pode ter. Nesse ponto são avaliadas as probabilidades daquela questão continuar no futuro e acumular com outros problemas.

Além disso, é analisado se há a possibilidade do problema crescer de tal maneira que atrapalhe a empresa de maneira geral. Portanto, nesse caso, geralmente, os gestores usam outras situações que já passaram para prever cada tipo de situação, levando em conta 5 aspectos:

  1. Desaparece
  2. Permanece
  3. Piora
  4. Piora a curto prazo
  5. Piora imediatamente

Como cada problema possui características próprias e todo gestor possui uma visão diferente sobre seu grau de gravidade, a sua análise deve ser realizada de tal maneira que não diminua, nem aumente a questão.

No entanto, essas diferentes formas de enxerga o problema pode ser um ponto positivo. Por exemplo, se numa empresa, empresários de determinado setor consideraram que uma certa ocorrência grave não era tão grave assim, ao passá-la para outro departamento, outros gestores podem mostrar aos primeiros os riscos que aquele problema implica.




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