scorecardresearch ghost pixel



Net Sales

O método auxilia as empresas a verificar qual está sendo o rendimento que as vendas do lugar estão gerando



As vendas líquidas de uma empresa são chamadas de Net Sales. Esse conceito, geralmente, é o indicador de qualidade das transações financeiras, analisadas pelo consultor financeiro do órgão.

Dessa forma, o net sales é ponto de partida para que as dificuldades comerciais possam ser identificadas. É com esse indicativo que questões como trocas sequenciais, descontos excessivos e outros fatores são analisados.

Assim sendo, para que o net sales possa ser calculado é necessário levar em consideração toda a receita das vendas. Em seguida é preciso subtrair os descontos, os custos gerados por devoluções, as perdas, e os danos. Além de outros aspectos que segue essa linha.

O net sales é importante para que o gestor saiba, de maneira mais explanada, como, de fato, estão os rendimentos com as vendas da empresa. O método não passa falsa noção de vendas maiores, que acabam gerando prejuízos por não ser colocadas de maneira nítida.

O conceito segue o caminho contrário do cálculo de vendas totais. Neste segundo caso, geralmente, há discrepâncias entre uma venda ou oura , que no momento de ser analisada pelo administrador, pode gerar confusão.

Net Sales: cálculo

Pra que o net sales possa ser calculado, é considerado o total de vendas, ou seja, as vendas brutas menos as devoluções, os abatimentos e os descontos.

Net Sales é o total de vendas menos descontos e perdas

 

 

Por exemplo,  suponha que uma empresa vendeu, durante um mês, o total de R$ 200.000. Desse valor, R$ 50.000 ficaram em descontos e R$ 10.000 se perderam por conta de erros na entrega. Nesse caso, a venda líquida do órgão, as net sales, seria R$ 140.000.

Net Sales: exemplo

Suponha que um estabelecimento, em um momento de promoção relâmpago, abaixe os preços de alguns produtos e os deixe bem mais acessíveis do que na concorrência.

O estoque é todo vendido e, até então, parece que o lugar obteve sucesso com a promoção. No entanto, quando é bem analisada, o gestor observa que a margem de lucro foi reduzida, para que o estabelecimento conseguisse ficar à frente dos outros.

Além disso, durante o processo, a net sales foi ainda mais reduzida em decorrência de defeitos de algumas mercadorias que precisaram ser substituídas.

Ao final, o empresário observou que as vendas foram muito altas, como de fato deveriam ser. Entretanto, os descontos no meio do caminho fizeram com que a rentabilidade não fosse proporcional ao que foi vendido.

Portanto, a conclusão do gestor foi a de que, mesmo depois de tamanha operação, a queima de estoque não foi um método eficiente para que a empresa obtivesse lucro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário