scorecardresearch ghost pixel



Passivo Circulante

Entenda mais sobre o termo que é aplicado nas empresas e fazem parte do seu balanço patrimonial



O Passivo Circulante também é conhecido como exigível a curto prazo e diz respeito às contas que podem ser realizadas no exercício social da empresa. O prazo da demonstração do balanço patrimonial é de 12 meses.

O passivo circulante tem suas obrigações liquidadas quando o ativo circulante entra em ação. Este é o grupo de ativos que são resultados das operações realizadas pelas empresas. Um exemplo são as contas que o órgão tem que receber dos clientes.

Desse modo, fazem parte do passivo circulante os empréstimos feitos para que os direitos do ativo não-circulantes sejam adquiridos.

Passivo Circulante: Exemplos

Todos os itens abaixo são incluídos como subcontas do passivo circulante da empresa. São eles:

  • Salários, férias, provisões e outros direitos e participações dos funcionários
  • Impostos
  • Fornecedores
  • Aluguel
  • Bancos e instituições financeiras
  • Créditos de sócios e acionistas

Passivo Circulante e Passivo não Circulante

Uma obrigação exigível são aquelas transações passadas e reclamadas em uma data futura para a organização. A compra a prazo é um exemplo. Assim sendo, o passivo é uma obrigação exigível.

As obrigações exigíveis fazem parte do balanço patrimonial da empresa. Além disso, fazem a diferença quando se trata dos ativos que correspondem ao patrimônio líquido do órgão.

Na área de contabilidade, há o exigível a curto prazo, o qual se refere às contas que precisam ser liquidadas no exercício social seguinte, o qual possui um prazo de um ano após o balanço. Assim sendo, o passivo circulante se encaixa nesta categoria.

Existem casos em  que o passivo a ser liquidado pode ser feito no próximo exercício social ou em operações que ultrapassem 12 meses. Portanto, estes fazem parte do passivo não circulante e, por isso, são denominados passivo exigível a longo prazo.

Passivo Circulante Operacional e Passivo Circulante Financeiro

Os dois conceitos são aplicados na gestão contábil e calculam a necessidade capital de giro. Contudo, os dois termos não estão previstos na legislação.

Aquele que possui relação direta com a operação da empresa é denominado passivo circulante operacional. Logo, pagamentos de funcionários, fornecedores, imposto, dentre outros, são incluídos na categoria.

Enquanto isso, o passivo circulante financeiro se referem aos valores financeiros, tais como empréstimos a curto prazo e duplicatas.

Dessa forma, o cálculo da necessidade de giro é realizada a partir da diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional.

Portanto, é recomendável que cada tipo de passivo circulante seja pago com o ativo circulante que seja seu correspondente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário