scorecardresearch ghost pixel



Nenhum ou Nem um?

Alguma vez você já se viu às voltas com essa dúvida? Aposto que sim! Mas, pode ficar tranquilo, porque ambas as formas existem na língua portuguesa e são consideradas formas sinônimas.



Apesar da similaridade, existem situações em que cada uma delas pode ser aplicada de maneira mais adequada. Quer aprender? Fique de olho na explicação que o Edital Concursos Brasil traz agora para você!

Para começar, observe o significado da palavra nenhum de acordo com o dicionário Michaelis:

nenhum 
ne.nhum 
pron(nem+um1 Nem um: Tenho visto e sofrido tanto, que já nenhum receio, nenhum infortúnio me pode já fazer tremer2 Qualquer (no segundo membro de uma comparação): O amor de mãe é maior que o de nenhum outro ser humano3 Nulo: Assunto de nenhuma importância4Ninguém: Nenhum teve hombridade bastante naquela conjuntura.

Nenhum, portanto, significa total inexistência. Morfologicamente, é classificado como um pronome indefinido que deve ser utilizado na 3ª pessoa gramatical, transmitindo um valor indeterminado. É o antônimo de algum. Observe os exemplos.

Nenhum dos convidados compareceu à festa!
Eu não tenho nenhum convite para o show.
Não há nenhum problema, vou resolver essa questão.

Já a expressão nem um deve ser empregada quando a intenção for fazer referência a grandezas contáveis. É formada pela palavra nem e pelo numeral cardinal um, sendo utilizada como advérbio ou conjunção.

Exemplos:

Não vou sair de perto de você nem um minuto!
Nossos amigos não gostaram nem um pouco da notícia.
Não há nem um convite sobrando?

Viu só? Embora semelhantes e até mesmo considerado sinônimos, nenhum e nem um podem ser empregados em diferentes situações.

Bons estudos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário