scorecardresearch ghost pixel



O que é Broker?

Aprenda o significado do termo e saiba como as empresas utilizam essa ferramenta no mercado imobiliário e financeiro



O broker é uma empresa ou um agente que trabalha na troca entre comprador e vendedor. Traduzido do inglês o termo significa corretor.

O conceito possui mais de uma definição no linguajar econômico e é aplicado,principalmente, no mercado de ações, mercado imobiliário e também à logística marítima.

Além de fazer que os interessados em um negócio possam se entender, o broker funciona também como um consultor. Isso acontece devido ao fato dele possuir conhecimento abrangente sobre aquele mercado em que está inserido.

Dessa forma, o corretor, independente de qual setor trabalha, atua em troca de comissões pelos serviços prestados.

Comércio

Trata-se de um agente broker que vai trabalhar na cadeia de distribuição da indústria, fazendo ponte com o comercio varejista.

Nesse tipo de setor, o profissional pode vir a ser um representante dessa empresa, sem se limitar a apenas vender ou distribuir produtos.

É primordial que o broker conheça o órgão e os itens que estão sendo vendidos. Assim para obter um um diferencial, o corretor deve saber sobre o perfil do cliente e, dessa forma,  oferecer um serviço personalizado que arque com as necessidades do cliente.

Mercado de ações

O corretor atua diretamente na compra e venda de títulos e ações, quando se trata do mercado financeiro.  Nesse caso ele é chamado de stockbroker. No Brasil, o termo usado para defini-lo é Agente Autônomo de Investimento.

Para que essa função possa ser exercida ela precisa de certificação. No mercado financeiro para que uma possa investir, ela não pode atuar diretamente na Bolsa de Valores.

Dessa forma, é obrigatório  que haja uma intermediação de alguma instituição que esteja devidamente apta a isso. Assim sendo, esse intermédio é feito por meio de operadores dessa organização.

Esses operador é o broker, o qual fica responsável por executar os procedimentos de compra e vendas que foi solicitado.

O broker, mesmo trabalhando para algum órgão, vai fazendo sua própria rede de clientes para que possar conseguir comissões através dos rendimentos alcançados.

De acordo com a lei brasileira, o broker não pode recomendar compras e vendas de ações. Assim, eles são autorizados a pegar as análises mais recentes e passar essas informações aos clientes.

Home broker

As corretoras podem oferecer compras e vendas pela internet através de um sistema denominado home broker.

Desse modo, a empresa ainda é intermediária na operação, no entanto o cliente pode executar todas as funções apenas com um cadastro online.

Além de dar a possibilidade ao cliente de ter um acompanhamento das operações que realizou, esse sistema disponibiliza as análises e cotações para que as decisões possam ser tomadas.

O home broker tornou o investimento em ações mais ágil e com menos gastos. No entanto, é necessário uma certa experiência no mercado financeiro para que uma possa fazer a aplicação.

Isso se dá pelo fato de, sem a ajuda de alguém especializado para aquilo, o o cliente fique exposto aos riscos que já são próprios do mercado de ações.

Mercado imobiliário

O broker, no mercado imobiliário corresponde ao corretor de imóveis. Ainda nessa área, o mercado tem trazido alguns diferenciais.

Atualmente existe uma popularização maior do private broker, que são os corretores que trabalham com imóveis de luxo.

Eles oferecem um atendimento mais exclusivo e também com uma maior personalização. Esse método é para alcançar  clientes com maior poder aquisitivo que estão interessados em comprar imóveis.

Logística marítima

O broker, nesse caso, é uma empresa que intermediará a troca entre cargas e navios.  Esse profissional vai atuar na logística, no fretamento e até mesmo na contratação de espaços nessas embarcações.

Esse lugares são para os clientes que estão exportando ou importando, mas não possuem um departamento particular para isso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário