De acordo como Censo Demográfico de 2010, o Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas com deficiência e quase 21 milhões de idosos. Os cuidados com essa parcela da população, cada vez mais crescente, tornaram-se uma preocupação pública.
Uma das profissões relacionadas com o tratamento de idosos e pessoas com deficiência é o cuidador social. Presente em boa parte de concursos públicos e processos seletivos, especialmente municipais, o cargo exige habilidades específicas para o bom desempenho da função.
Vale lembrar que, até então, a profissão ainda não é regulamentada como tal, apesar de sua considerável importância. O Projeto de Lei (PL) 4702/12, que regula a profissão, chegou a ser aprovada pelo Senado, mas ainda tramita pela Câmara dos Deputados.
No entanto, o cargo é uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho, graças à Classificação Brasileira de Ocupações. Conheça mais sobre a função do cuidador social, quais são suas atribuições, o que é exigido do profissional e o salário esperado.
Atribuições do cuidador social
O cuidador social é o profissional responsável pelo apoio e recepção de usuários das unidades de acolhimento, sejam eles idosos, crianças ou pessoas com deficiência. O objetivo é promover a participação social, autonomia e autoestima desses atendidos.
Na sua rotina de trabalho, estão presentes atividades tais como:
- orientação, encaminhamento e informação sobre serviços, projetos e benefícios concedidos aos usuários e seus familiares
- acompanhamento nos serviços de educação, saúde e outras necessárias no dia a dia, bem como aquelas que requerem saídas dos centros de acolhimento
- desenvolvimento de atividades recreativas
- atividades de higiene e cuidados básicos aos usuários
- zelar pela saúde e integridade dos pacientes
- orientação e auxílio na alimentação e locomoção
- acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento psicomotor e comportamental do usuário
- ministrar medicamentos
- prestar primeiros socorros e pequenos curativos
Perfil profissional esperado
O profissional que se ocupa da função de cuidador social deve ter boas condições físicas, além de equilíbrio emocional. Deve também ser calmo, paciente, saber lidar com situações de pressão e emergência.
Outras habilidades necessárias são saber ouvir, agir e tomar decisões rápidas, além de buscar contínuo conhecimento por meio de cursos de especialização e palestras.
Áreas de atuação do cuidador social
O cuidador social contratado por órgãos públicos pode atuar em unidades de acolhimento vinculadas a prefeituras e secretarias municipais. O cuidador social está presente em hospitais, asilos, postos de saúde e escolas.
Grau de escolaridade exigido
A investidura no cargo de cuidador social exige formação de nível médio completa. Em alguns órgãos, é permitido o ingresso de candidatos que tenham concluído o ensino fundamental.
Quanto ganha um cuidador social?
A remuneração percebida pelo cuidador social varia conforme o órgão de lotação. No entanto, a média salarial fica entre R$ 956,00 e R$ 1.300,00.