scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Nutrólogo?

Profissional da medicina pode atuar em hospitais, secretarias de saúde ou na indústria farmacêutica. Salário médio é de R$ 8,6 mil.



O nutrólogo é o profissional que faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar. Ele orienta os pacientes sobre os alimentos que devem ser ajustados e prescreve medicamentos ou suplementos vitamínicos para o tratamento dessas doenças.

A nutrologia é a especialidade da medicina que estuda, pesquisa e avalia benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes. Um nutrólogo identifica erros na alimentação, esclarece aos pacientes e promove a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada um, visando a melhora na qualidade de vida.

O nutrólogo precisa ter uma visão ampla do funcionamento do organismo, ou seja, ele não pode entender só de nutrição, como também deve relacioná-la a outras áreas como cardiologia, ortopedia ou oncologia.

É uma especialidade que vem crescendo devido a busca da população por hábitos mais saudáveis, e por conta das políticas de combate a patologias ligadas a alimentação, como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Diferenças entre nutrição e nutrologia

É comum que as pessoas confundam nutrólogos e nutricionistas. Apesar de ambas estarem ligadas à alimentação, são profissões com enfoques diferentes e conhecimentos específicos que se complementam.

A primeira diferença entre esses profissionais está na graduação. O nutrólogo se forma em medicina e em seguida faz uma especialização em nutrologia. Já o nutricionista faz o curso de nutrição, e depois pode se especializar em diversas especialidades, como nutrição esportiva, clínica, funcional, entre outras.

Outra diferença é que o conhecimento do nutricionista é mais voltado para a alimentação, podendo prescrever dietas específicas e adequadas a cada paciente. Já o nutrólogo é capaz de diagnosticar problemas ou deficiências que podem causar o ganho ou perda de peso de um paciente.

Dessa forma, o objetivo de um nutrólogo é descobrir o que acontece no organismo do paciente, e não apenas fazê-lo ganhar ou perder peso. Após analisar o problema e chegar a um diagnóstico, esse profissional propõe um tratamento adequado e personalizado.

O nutricionista deve indicar um nutrólogo em pacientes com casos mais complexos, que precisam de tratamento por meio de medicamentos. O nutrólogo, por sua vez, pode indicar o acompanhamento de um nutricionista a pessoas com disfunções alimentares. Atuando em conjunto, ambos conseguem otimizar os resultados buscados pelos pacientes.

O que faz um nutrólogo

As principais funções de um nutrólogo são:

  • Prescrever dietas e medicamentos específicos para o tratamento de disfunções nutricionais ou doenças causadas por hábitos alimentares.
  • Avaliar a deficiência ou excesso dos nutrientes no organismo por meio de exames
  • Em casos de pacientes hospitalizados, determina a nutrição parenteral mais adequada
  • Determinar a ingestão correta de nutrientes para cada paciente.

Formação

Para se tornar um Nutrólogo, é necessário cursar o Bacharelado em Medicina, que dura em média 6 anos. Em seguida, deve ser feita uma especialização ou residência na área de Nutrologia Médica.

Durante sua formação, um nutrólogo estuda disciplinas como: Nutrição da mulher, Nutrição do idoso, Doenças crônicas não transmissíveis, Doenças carenciais, Obesidade, Alimentos funcionais, entre outras.

Mercado e Remuneração

Um nutrólogo pode atuar em hospitais, secretarias de saúde ou na indústria farmacêutica.

De acordo com uma estimativa do Site Nacional de Empregos (Sine), um nutrólogo recebe, em média, R$ 8,6 mil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário