O que faz o Cuidador Social?

Conheça as principais atribuições de um ajudante geral, o espaço encontrado no mercado de trabalho, grau de escolaridade exigido e o salário esperado.

De acordo como Censo Demográfico de 2010, o Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas com deficiência e quase 21 milhões de idosos. Os cuidados com essa parcela da população, cada vez mais crescente, tornaram-se uma preocupação pública.

Uma das profissões relacionadas com o tratamento de idosos e pessoas com deficiência é o cuidador social. Presente em boa parte de concursos públicos e processos seletivos, especialmente municipais, o cargo exige habilidades específicas para o bom desempenho da função.

Vale lembrar que, até então, a profissão ainda não é regulamentada como tal, apesar de sua considerável importância. O Projeto de Lei (PL) 4702/12, que regula a profissão, chegou a ser aprovada pelo Senado, mas ainda tramita pela Câmara dos Deputados.

No entanto, o cargo é uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho, graças à Classificação Brasileira de Ocupações. Conheça mais sobre a função do cuidador social, quais são suas atribuições, o que é exigido do profissional e o salário esperado.

O que faz o Cuidador Social?

Atribuições do cuidador social

O cuidador social é o profissional responsável pelo apoio e recepção de usuários das unidades de acolhimento, sejam eles idosos, crianças ou pessoas com deficiência. O objetivo é promover a participação social, autonomia e autoestima desses atendidos.

Na sua rotina de trabalho, estão presentes atividades tais como:

  • orientação, encaminhamento e informação sobre serviços, projetos e benefícios concedidos aos usuários e seus familiares
  • acompanhamento nos serviços de educação, saúde e outras necessárias no dia a dia, bem como aquelas que requerem saídas dos centros de acolhimento
  • desenvolvimento de atividades recreativas
  • atividades de higiene e cuidados básicos aos usuários
  • zelar pela saúde e integridade dos pacientes
  • orientação e auxílio na alimentação e locomoção
  • acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento psicomotor e comportamental do usuário
  • ministrar medicamentos
  • prestar primeiros socorros e pequenos curativos

Perfil profissional esperado

O profissional que se ocupa da função de cuidador social deve ter boas condições físicas, além de equilíbrio emocional. Deve também ser calmo, paciente, saber lidar com situações de pressão e emergência.

Outras habilidades necessárias são saber ouvir, agir e tomar decisões rápidas, além de buscar contínuo conhecimento por meio de cursos de especialização e palestras.

Áreas de atuação do cuidador social

O cuidador social contratado por órgãos públicos pode atuar em unidades de acolhimento vinculadas a prefeituras e secretarias municipais.  O cuidador social está presente em hospitais, asilos, postos de saúde e escolas.

Grau de escolaridade exigido

A investidura no cargo de cuidador social exige formação de nível médio completa. Em alguns órgãos, é permitido o ingresso de candidatos que tenham concluído o ensino fundamental.

Quanto ganha um cuidador social?

A remuneração percebida pelo cuidador social varia conforme o órgão de lotação. No entanto, a média salarial fica entre R$ 956,00 e R$ 1.300,00.

O que faz o Cuidador Social?
5 (100%) 1 vote
Voltar ao topo

Deixe um comentário