scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Agente de Trânsito?

Você sabe o que faz um agente de trânsito? Conheça as principais atribuições, média salarial e o mercado de trabalho para este profissional.



Manter a ordem, emitir notificações, participar ações educativas e conscientizar motoristas e pedestres. Essa é uma pequena parte do papel de um agente de trânsito. Eles são o elo entre o poder público e a sociedade quando se trata de mudanças efetivas no trânsito do nosso país.

Os agentes de trânsito são membros extremamente importantes na fiscalização de trânsito. Eles tem como um dos principais objetivos promover a mudança de hábitos de motoristas e pedestres, já que no Brasil o trânsito é a segunda maior causa de morte entre jovens.

Você sabe o que faz um agente de trânsito? Saiba mais informações sobre o cargo a seguir.

Atribuições

O agente de trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, para evitar acidentes e engarrafamentos. Além disso eles são responsáveis por orientar os pedestres nas vias urbanas. Esses agentes são contratados para garantir que as pessoas cumpram as regras e regulamentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O que faz um Agente de Trânsito?

Perfil

Eles são agentes de operação e fiscalização do trânsito. Por isso, esses oficiais precisam ser bastante responsáveis, já que são os agentes da aplicação das leis de trânsito, regras e regulamentos não criminais de um governo local.

Mercado de Trabalho

Os agentes de trânsito geralmente são vinculados a algum órgão público. Para ingressar nesta carreira é necessário prestar um concurso público ou participar de processos seletivos simplificados.

Grau de Escolaridade

Geralmente, nenhum diploma universitário é requisitado para se tornar um agente de trânsito. Isso vai depender da jurisdição em que o funcionário está empregado. Todos os agentes de tráfego recebem um treinamento especial antes que possam exercer seus deveres.

Quanto ganha um agente de trânsito?

A remuneração de um agente de trânsito costuma variar bastante, de acordo com sua região de atuação. O salário destes profissionais costuma variar entre R$ 954 e R$ 9.846,00.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário