scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Almoxarife?

Profissional cuida dos materiais de uso interno de uma empresa. A média salarial é de R$ 1.684,70, podendo variar de acordo com o nível de experiência.



Almoxarife é o profissional responsável pelo controle de matérias-primas e produtos de uma empresa. Ou seja, é ele quem cuida do armazenamento e movimentação de mercadorias. Também pode ser chamado de Auxiliar de Almoxarifado.

Entre suas responsabilidades, estão a entrega de produtos e materiais, receber entregas, conferir materiais, fazer o controle do estoque e solicitar a compra de materiais, caso seja necessário.

A tecnologia vem facilitando o trabalho dos almoxarifes, consequentemente melhorando sua produtividade. Dessa forma, é muito importante que esses profissionais saibam lidar com sistemas e computadores.

Em muitas empresas, um almoxarife ainda assume outras responsabilidades, como transporte ou relacionamento com o cliente, para tratar de assuntos relacionados à solicitações ou problemas, por exemplo.

Atuação

Um almoxarife pode atuar em diversas áreas de empresas, comércio atacadista, distribuidoras, depósitos, fábricas, indústrias ou na construção civil. Durante o trabalho, realizará atividades como:

  • Conferir materiais recebidos e que serão entregues (descrição, quantidade, condições do produto e da embalagem)
  • Solicitar materiais que estejam em falta na empresa
  • Armazenar itens de forma ordenada e acessível, marcando-os com etiquetas ou selos, caso seja necessário
  • Controlar a entrega de materiais e Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos funcionários da empresa
  • Registrar uso ou perda de mercadorias
  • Inspecionar itens que apresentem defeitos e enviá-los para conserto
  • Emitir notas fiscais ou lançá-las em sistema
  • Fazer o controle de estoque, entrada e saída de produtos e materiais
  • Cuidar da segurança, organização e limpeza do almoxarifado
  • Elaborar inventários

Para trabalhar como almoxarife, é preciso ser organizado, proativo, cuidadoso, responsável, metódico, dinâmico, ágil, multitarefas, comunicativo e ter um bom relacionamento interpessoal.

Formação e conhecimentos necessários

Para se tornar um Almoxarife, é necessário ter completado o ensino médio. Além disso, é preciso ter noções de informática, principalmente saber utilizar o Excel para elaborar planilhas.

Também deve saber dirigir empilhadeiras ou, dependendo da empresa, até caminhões pesados, e saber utilizar carrinhos de transporte manuais. É desejável possuir experiência em almoxarifados, varejo ou transportadoras.

Para complementar sua formação, há diversos cursos de almoxarife/almoxarifado. Senai e Sest Senat são algumas das instituições que oferecem o curso nas modalidades presencial ou online.

Durante as aulas, serão abordados temas como o conceito de Administração de materiais, Administração de materiais e sua amplitude, Gerenciamento de estoque, Gerenciamento de recursos materiais, Como avaliar desempenho de materiais e Organização de almoxarifado, entre outros.

Quanto ganha um Almoxarife?

De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial de um almoxarife no Brasil é de R$ 1.684,70. Esse valor pode variar de acordo com o nível de experiência do profissional.

Diferença entre almoxarife e estoquista

Um almoxarife e um estoquista tem funções semelhantes. No entanto, o primeiro vai cuidar do almoxarifado, que é o local em que a empresa armazena produtos para uso interno, enquanto o estoquista será responsável pelo estoque, que é onde ficam guardadas as mercadorias que serão vendidas e entregues ao cliente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário