scorecardresearch ghost pixel



O que faz um controlador de acesso?

Esse profissional é responsável pelo controle da entrada de pessoas em algum estabelecimento. Para ingressar nessa profissão é preciso ter o 1° grau completo, sem necessidade de experiência.



O que faz um controlador de acesso? O controlador de acesso é o profissional responsável por limitar a presença de pessoas. Pelo fato de controlar o acesso, cuidar da segurança de prédios, estabelecimentos comerciais, indústrias, condomínio e outros lugares, essa profissão é necessária para empresas do setor público e privado.

Além disso, o controlador de acesso faz a gestão do controle externo e por isso, costuma ficar fora do condomínio, identificando, orientando e encaminhando as pessoas para os locais solicitados. Ainda mais, esse profissional geralmente é responsável por identificar visualmente o motorista como morador do prédio.

Esse profissional é responsável por diversas outras funções. Conheça agora

Funções do controlador de acesso

O Controlador de Acesso também é responsável pelas seguintes funções:

  • Controlar a movimentação em áreas que são de sua responsabilidade;
  • Controlar a entrada e saída de veículos e visitantes, também em áreas de sua responsabilidade;
  • Finalizar aglomerações estranhas em locais determinados pelo contratante;

Importância do controlador de acesso

O controlador de acesso é de grande importância para empresas que necessitam realizar serviços, principalmente de portaria, que assegurem ordem e segurança. Em razão disso, o profissional fiscaliza o acesso de cada um no estabelecimento. O salário desse profissional varia entre R$ 1.271,00 a R$ 1.500,00.

Diferença entre porteiro e controlador de acesso

É muito comum as duas profissões serem confundidas. Mas, existem algumas diferenças. O controlador de acesso deve ter o 1° grau completo e não necessário ter experiência (um curso profissionalizante pode potencializar as habilidades do profissional).

Já para porteiro, é necessário ter o 2° grau completo e ainda experiência na área. Também existem cursos para formação de porteiros, que aumentam a chance de contratação. Além disso, o controlador de acesso não executa outras atividades de porteiro (além das citadas anteriormente). Por exemplo:

  • Conhecer as normas de segurança do condomínio;
  • Fazer rondas no edifício e zelar os equipamentos de incêndio e conferir se todas as portas e portões estão fechados;
  • Repassar e cumprir o solicitado pelo zelador;
  • Contatar ao zelador a demanda dos condôminos;
  • Atender interfone e identificar entregadores;

Leia também: O que faz um investigador da Polícia Civil?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário