scorecardresearch ghost pixel



O que faz um investigador da Polícia Civil?

A carreira, que exige em ensino superior completo, é uma das mais almejadas por concurseiros da área de Segurança Pública.



A carreira de investigador de Polícia Civil é uma das mais desejadas pelos concurseiros que visam a área de Segurança Pública. Além dos bons vencimentos, benefícios atrativos, possibilidade de progressão na carreira, a estabilidade é um dos fatores que atraem centenas de concorrentes às vagas abertas pelos estados.

Mas, afinal de contas, o que faz um investigador da Polícia Civil?

Investigadores da Polícia Civil abrem processos criminais e levam os perpetradores à justiça. A maioria dos investigadores começa suas carreiras como agentes policiais. Ao longo da carreira, podem receber uma promoção para investigador. Isso significa que os aspirantes a investigadores devem investir em treinamento, educação e qualificações.

Deveres

Os investigadores têm uma ampla gama de deveres. Suas responsabilidades giram em torno de encontrar e buscar justiça contra criminosos. Na cena do crime, os investigadores coletam provas, entrevistam testemunhas ou suspeitos e escrevem relatórios sobre suas descobertas.

Se a polícia não puder fazer uma prisão imediata, os investigadores rastreiam e vigiam os suspeitos de comportamento incomum ou incriminatório. No momento da prisão, os investigadores participam de incursões.

Um investigador geralmente trabalha um caso desde o início até o julgamento. Ele inclusive ajuda a preparar processos judiciais e testemunhas durante as audiências. Enquanto trabalham, os investigadores devem manter registros atualizados do progresso de um caso. Alguns investigadores trabalham com outras agências em forças-tarefa conjuntas.

Ambiente de trabalho

Independentemente do foco, os investigadores correm alto risco de lesões no trabalho ou morte. Isso é resultado de conflitos com suspeitos. Seus deveres podem ser fisicamente exigentes e estressantes. Investigadores civis devem viajar com pouca antecedência, e podem ter que se mudar várias vezes durante suas carreiras.

Embora a aplicação da lei exija trabalho em turnos, os investigadores podem ter mais margem de manobra para definir suas horas. Isso se deve ao fato deles serem mais experientes do que os oficiais subalternos.

Requisitos

Os investigadores precisam de pelo menos um diploma de Ensino Superior. Depois de concluírem a escolaridade exigida, os aspirantes a investigadores devem realizar concurso público.

Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros, com pelo menos 18 anos e aprovados em testes escritos, um teste toxicológico e em exames físicos. Investigadores geralmente enfrentam padrões mais rígidos para assumir a função.

Salário

Investigadores da polícia civil ganham salários significativamente mais altos que a média. A renda média anual no campo foi de R$ 10.770 em maio de 2018. Governos da região Sudeste pagam os salários mais altos para investigadores. A média é de R$ 12.680.

Vagas

As funções para investigadores crescerão mais lentamente que a média. Em inúmeras cidades tenham uma demanda contínua por segurança pública, os orçamentos estaduais variam com base nos tempos econômicos, de modo que as vagas de trabalho flutuam.




Voltar ao topo

Deixe um comentário