O profissional, como o próprio nome já informa, é responsável pela organização do estoque de uma empresa ou comércio. Sendo assim, é ele que guarda qualquer tipo de mercadoria, assim como tem a responsabilidade de manter o estoque limpo e organizado.
O trabalho do estoquista é de extrema importância para o bom funcionamento da empresa, já que o controle do estoque determina a necessidade de compra de novos produtos. Além disso o profissional realiza a verificação dos produtos recebidos e os armazena nos locais corretos.
Atuação
O Estoquista tem como responsabilidade o controle e saída de mercadorias da empresa. Sendo assim, é ele quem determina a média de saídas de determinado produto. Esta função impede que sejam feitas novas compras desnecessárias para a empresa, desta forma seu trabalho se relaciona com o setor financeiro da firma.
Além disso, o profissional realiza diversas outras funções em empresas, como por exemplo:
- manter controle de estoque;
- manter sistema de gestão de estoque atualizado;
- conferir mercadorias;
- fazer etiquetagem e embalagem de produtos;
- separação de produtos;
- lançamento de notas;
- venda de balcão, dentre outras funções.
Como se trata de um trabalho bastante minucioso, é necessário que o estoquista tenha bastante atenção aos detalhes, além de ser organizado. O profissional pode atuar em empresas de vários segmentos diferentes.
Quem pode ser um estoquista?
Para se tornar um estoquista não é necessário ter ensino superior. Na verdade, para o cargo é preciso ter ensino médio completo e noções de informática. Entretanto, se sobressaem no mercado os profissionais que tenham cursos profissionalizantes, de especialização ou graduação na área de logística.
Quanto ganha um estoquista?
A profissão não conta com um piso salarial válido em todo Brasil. Porém, o salário inicial para a área é de R$ 953,00, podendo subir para R$ 1.316,00. De modo geral, a média salarial para estoquista é de R$ 1.102,00.