scorecardresearch ghost pixel



O que faz um assistente financeiro?

Conheça mais sobre as responsabilidades e tarefas de um Assistente Financeiro e descubra se o cargo combina com o seu perfil!



O assistente financeiro é o profissional responsável por auxiliar em atividades da área de controle financeiro de uma empresa, seja de operações bancárias, fluxo de caixa, cobranças, emissão de relatórios, lançamento de cheques, dentre outras funções. Além disso, o assistente financeiro também é responsável por monitorar o fluxo financeiro da empresa.

Sendo assim, para que o profissional consiga obter sucesso na carreira de assistente financeiro, é preciso que ele possua um bom domínio de ferramentas de informática, da matemática básica e financeira. Entretanto, para atuar na área, é necessário possuir graduação em Administração de Empresas ou em Economia.

Ademais, é esperado que o assistente financeiro seja organizado, responsável, proativo e que goste de lidar com números, visto que será sua maior ocupação durante todo o tempo de trabalho.

Áreas de Atuação do assistente financeiro

O assistente financeiro poderá atuar em diversas áreas dentro de sua profissão, como criar e atualizar planilhas sobre as responsabilidades financeiras da empresa, atuar no setor de cobranças e pagamentos. Há também a possibilidade de trabalhar em grandes financeiras, sendo responsável por realizar os cálculos dos juros e efetuar a liberação de crédito para consumidores.

Além disso, o profissional poderá também:

  • Manter controle sobre o fluxo de caixa da empresa;
  • Enviar registro de títulos bancários;
  • Desenvolver cartas de correção;
  • Reavaliar custos da empresa;
  • Realizar o faturamento;
  • Emitir e lançar notas fiscais no sistema financeiro da empresa.

Formação para assistente financeiro

Para atuar como assistente financeiro, é necessário que o profissional tenha ensino médio completo e preferencialmente uma graduação em cursos que abordem temáticas financeiras, como Administração de Empresas, Economia e Contabilidade.

Com isso, é importante possui amplo conhecimento sobre ferramentas que auxiliem na organização financeira da empresa, como planilhas no Excel. É preciso também ter noção acerca de temas financeiros, como cálculo de juros, concessão de crédito, títulos bancários, dentre outros assuntos.

Veja também: O que faz um Gerente Comercial?

Quanto ganha um assistente financeiro?

Os salários recebidos pelos assistentes financeiros irão variar de acordo com a empresa e com o estado no qual o profissional irá atuar. Contudo, um levantamento realizado no mercado de trabalho, indicou que a média salarial para esse cargo é de R$ 2.022,00.

Além disso, foi notado também que São Paulo é o estado que oferta os melhores salários para a profissão, seguido do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário