O que faz um operador de telemarketing?

A profissão é considerada uma porta de entrada de jovens no mercado de trabalho, pois geralmente não é exigida experiência. Média salarial é de R$ 872,74.



O operador de telemarketing é o profissional responsável pela interação entre cliente e empresa por meio de um sistema de teleatendimento. Ele trabalha em um call center, ou seja, uma central de atendimento que presta serviço para empresas como bancos, operadoras de telecomunicações, entre outras.

O mais comum é que esse atendimento seja feito por telefone, mas atualmente existem outras opções, como e-mail e chats. Entre as funções do operador de telemarketing, destacam-se:

  • Atendimento ao cliente (reclamações, informações, dúvidas, pedidos etc);
  • Suporte técnico;
  • Venda de produtos e serviços;
  • Acompanhamento de vendas;
  • Oferecer novos planos ou promoções;
  • Realizar cobranças.

Esses profissionais geralmente seguem um roteiro para realizar o atendimento. Também precisam cumprir metas sobre vendas ou número de clientes atendidos, sendo que tudo isso deve ser resolvido no menor tempo possível por ligação.

Existem dois tipos de telemarketing: ativo e receptivo. O operador de telemarketing ativo é o que aborda o cliente para oferecer novos produtos e serviços – ou seja, é ele quem liga. Já o receptivo é o que recebe as ligações, isto é, ele atende o cliente que entra em contato para solicitar informações, fazer cancelamentos, entre outros serviços.

A profissão é considerada uma porta de entrada para o mercado de trabalho. O primeiro emprego de muitos jovens é o de operador de telemarketing, pois geralmente não é exigida experiência profissional. Além disso, o ramo de telemarketing vem crescendo no Brasil nos últimos anos, portanto sempre há demanda para o cargo.

Formação e habilidades

Para se tornar um operador de telemarketing, normalmente é exigido ensino médio completo. Além disso, existem cursos profissionalizantes para quem deseja ingressar na carreira. Durante o treinamento, o aluno irá aprender a rotina da atividade, a forma mais adequada de lidar com os clientes, técnicas para desempenhar as tarefas de forma eficaz etc.

Um operador de telemarketing deve ser comunicativo, paciente, cordial, simpático, ágil e ter facilidade para lidar com o público. Ele também deve ter controle emocional para manter a calma em momentos de pressão, pois muitas vezes eles são alvos de xingamentos de clientes irritados.

É necessário falar corretamente a língua portuguesa e ter uma boa dicção para transmitir as informações com clareza. Ter conhecimentos em informática também é essencial, já que durante o trabalho, o operador utiliza programas de computador para consultar informações, realizar as solicitações de clientes e registrar o atendimento.

Quanto ganha um operador de telemarketing?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários do site de empregos Catho, a média salarial de um operador de telemarketing no Brasil é de R$ 872,74.




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