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Procon vai multar empresas de telemarketing que perturbem por SMS e WhatsApp

Atenção, consumidor! A legislação estadual autoriza inscrever até cinco linhas telefônicas de sua titularidade no serviço "Não me Ligue".



Sabe aquelas mensagens indesejáveis e ligações insistentemente para oferecer algo? Você sabia que pode bloqueá-las? Isso mesmo, você pode bloquear os contatos através do Procon-SP. Desde 10 de março, a legislação estadual autoriza inscrever até cinco linhas telefônicas de sua titularidade (fixo ou celular) no serviço Não me Ligue, do Procon-SP.

Vale ressaltar que as empresas que descumprirem o bloqueio serão multadas. O Procon-SP afirma que foram aplicadas 348 multas, que somam mais de R$ 260 milhões.

A atualização do cadastro agora abrange serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, Telegram e o SMS. As empresas não conseguirão enviar propagandas ou cobranças aos números cadastrados, mesmo que o cliente esteja devendo.

A norma vale para empresas de todo o país, serve para ligações ou mensagens feitas diretamente por funcionários da empresa, por terceiros contratados, por gravações ou qualquer outro meio.

Depois de inscrito, o número de telefone do consumidor permanecerá no cadastro por tempo indeterminado, lembrando que o usuário pode fazer a exclusão da linha a qualquer momento e também autorizar ligações de uma ou mais empresas das quais deseja receber ligações ou mensagens.

Saiba como bloquear:

  1. Preencha o formulário no site do Procon-SP com seu nome, CPF, RG e endereço completo e crie uma senha;
  2. Informe os números de telefone que deseja bloquear para as chamadas de telemarketing. Eles devem estar registrados em seu CPF;
  3. É possível cadastrar até cinco telefones (fixo ou celular);
  4. Clique no quadrado “Li e aceito”, para declarar que as informações prestadas são verdadeiras;
  5. Clique em Cadastrar;
  6. Em 30 dias, as ligações para os números cadastrados devem parar;
  7. Caso já tenha bloqueado o telefone há mais de 30 dias e continua recebendo ligações, vá em “DENUNCIE AQUI” e preencha o formulário.

Leia também: Consumidor ganha direito de pedir bloqueio de telemarketing por WhatsApp e SMS; Saiba como




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