scorecardresearch ghost pixel



O que faz um psicanalista?

Com base no método de terapia criado por Sigmund Freud, profissional orienta pacientes que buscam o autoconhecimento. Salário médio é de R$ 2.768,00.



O psicanalista é o profissional que identifica e busca a solução para transtornos psíquicos e mentais a partir de uma investigação do inconsciente, seguindo a linha teórica da Psicanálise.

A psicanálise, também conhecida como “teoria da alma” (psique), é um método de terapia que surgiu no século XIX, a partir das investigações do médico neurologista Sigmund Freud. Os estudos tinham como objetivo compreender o ser humano, seu “eu” interior e questionamentos internos, para então poder lidar com os problemas do exterior.

A psicanálise não é utilizada somente para superar problemas como traumas, ansiedade, transtornos e fobias, mas também para o autoconhecimento e controle emocional, tendo como objetivo o bem estar do paciente.

A principal ferramenta utilizada por um psicanalista durante a terapia é o diálogo. Assim, ele irá fazer sua interpretação, orientar o paciente em sua análise e oferecer soluções, em busca da melhora física e mental do paciente.

No entanto, a psicanálise não tem um status de tratamento, mas sim de orientação. O psicanalista somente irá propor soluções para resolver o problema. Ele não faz o diagnóstico e tratamento de pacientes, não pode prescrever medicamentos, nem realizar qualquer atividade que seja de responsabilidade de profissionais da área de saúde.

De acordo com o site Vagas, a média salarial para psicanalista no Brasil é de R$ 2.768,00.

Formação

Não existe uma graduação específica de Psicanálise. Normalmente, psicanalistas cursam Psicologia ou Medicina e depois obtém a qualificação. No entanto, possuir ensino superior não é pré-requisito para atuar na área.

Para se tornar um psicanalista, é necessário passar pelo curso de formação, ofertado em grupos, núcleos ou sociedades especializadas no ensino da psicanálise. O curso tem duração de 4 a 5 anos, e é oferecido por diversas instituições na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Durante o curso, o aluno participará de seminários e realizará leituras e análise pessoal, para assimilar a teoria. Para a parte prática, ele fará supervisão clínica de um caso, acompanhado por um psicanalista profissional.

Áreas de atuação

O psicanalista poderá exercer as seguintes atividades:

  • Avaliação de comportamento
  • Análises e tratamentos
  • Orientação
  • Acompanhamento
  • Ministrar aulas
  • Realizar pesquisas experimentais, clínicas e teóricas
  • Coordenação de equipes
  • Participação em atividades (palestras, debates, eventos)
  • Atividades administrativas
  • Coaching / consultoria

Diferença entre psicanalista, psicólogo e psiquiatra

Psicanalistas, psicólogos e psiquiatras são profissionais ligados à saúde mental. No entanto, cada um atua de forma diferente, de acordo com o que foi estudado em sua formação. O psicanalista, como mencionado anteriormente, não tem uma formação acadêmica específica e utiliza o método terapêutico da Psicanálise.

O psicólogo é graduado em Psicologia, estuda o comportamento humano e os processos da mente, e tem um vasto campo de atuação. Já o psiquiatra é formado em Medicina e se especializa em Psiquiatria, sendo que ele pode prescrever medicamentos aos pacientes caso seja necessário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário