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O que é freelancer?

Essa forma de trabalho permite trabalhar de maneira totalmente autônoma e com bons rendimentos.



O termo freelancer vem do inglês e pode significar, em tradução livre, o mesmo que profissional liberal, ou seja, quem é freelancer presta serviços a pessoas e empresas sem um vínculo empregatício

No Brasil, além de aceita em sua língua materna, a palavra é comumente vista de forma abreviada, pelo famoso “freela”. Muito utilizado no Brasil, sobretudo por razões tributárias, ao passo que permite a contratação de um trabalho pontual, o número de adeptos serviço freelancer cresceu nos últimos anos.

Um dos motivos está diretamente associado à explosão do mercado digital. Hoje em dia, existe uma grande demanda por profissionais que trabalham com gestão de redes sociais, criação de sites, ferramentas de marketing digital (Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo), edição de vídeos, etc. 

Mesmo sem a exigência de um curso superior para atuar, segundo uma pesquisa feita pelo Mercado Freelancer 2018, de responsabilidade da Rock Content, mais de 90% possuem algum tipo de graduação ou pós-graduação. 

Contudo, em algumas áreas de formação mais específicas, como arquitetura, contabilidade, arquitetura ou engenharia, o diploma se faz necessário. Na contramão, áreas como jornalismo e marketing, e de áreas criativas, como fotografia, design gráfico e edição de vídeos, possuem regras menos rígidas quanto a escolaridade.

Quais as principais vantagens de ser um freelancer?

O crescente número de profissionais que se aventuram nesse segmento do trabalho informal não é mera casualidade. Isso porque trabalhar como freelancer traz inúmeras vantagens profissionais, como:

  • Mais flexibilidade: talvez esse seja o principal motivo que faz com que milhares de pessoas se tornem freelancers. Dependendo do tipo de atividade, o profissional pode criar seu próprio horário e ter a chance de trabalhar onde quiser, seja em casa, numa cafeteria ou à beira mar.
  • Fazer o que gosta: geralmente, os empregos formais exigem dos profissionais a execução de tarefas nem sempre agradáveis. Diferentemente dos freelancers, que têm total autonomia para aceitar as propostas de trabalho que achar mais interessantes e com o seu perfil.
  • Poder ganhar mais: a exemplo da grande maioria de empregos formais, não importa a carga de trabalho, o salário sempre será o mesmo. O que não acontece quando se é freelancer, já que é o próprio profissional que define o quanto irá receber por hora ou trabalho concluído. Nesse caso, quanto mais clientes, mais dinheiro.

Agora, conheça as desvantagens

Nem tudo é um mar de rosas quando o assunto é trabalhar como freelancer. Assim como qualquer tipo de trabalho, seja ele formal ou autônomo, existem desvantagens. Sendo assim, quem está pensando em adentrar nesse mundo, deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • Baixa estabilidade: mesmo tendo a liberdade de ter a renda baseada na produtividade, muitos freelancers enfrentam a falta de estabilidade na sua área de atuação. O que acontece é que o volume de trabalho pode ser maior ou menor de um mês para outro. 
  • Sem benefícios trabalhistas: quem escolhe trabalhar como autônomo está abrindo mão de uma série de direitos previstos por lei aos trabalhadores que possuem carteira assinada, como o 13º salário, FGTS, seguro-desemprego, férias remuneradas, etc.

O que é preciso para se tornar um freelancer?

Após ficar por dentro dos prós e contras em ser um freelancer, o profissional que desejar seguir por esse caminho precisa ter, além das habilidades técnicas, o perfil para esse tipo de trabalho. 

Nem todo mundo consegue se adaptar a uma profissão liberal. Pensando nisso, confira algumas características essenciais para quem deseja entrar no mundo dos freelancers.

  1. Ser comunicativo;
  2. Ter organização;
  3. Saber negociar;
  4. Ter preparado um bom planejamento financeiro;
  5. Saber usar ferramentas básicas da internet;
  6. Ter alguma noção de marketing pessoal;
  7. Gostar de estudar e sempre aprender;
  8. Estar sempre preparado para o atendimento às demandas dos clientes.

Mesmo não sendo regras obrigatórias, quem possuir um pouco disso ou até mais, certamente terá bons resultados no ramo.

Veja também: O que é incorporação?




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