scorecardresearch ghost pixel



O que é Comportamento Organizacional?

O conceito se refere à análise feita dentro de uma organização para saber como o funcionário se comporta individualmente e em grupo. Saiba quais sãos as características estudadas e como elas são definidas.



O estudo que investiga os impactos e as influências que o comportamento dos membros de uma organização possuem sobre a eficácia e a produtividade e busca melhorá-la é denominado de Comportamento Organizacional.

Dessa forma, para que a análise possa ser realizada, é necessário que primeiro se conheça os valores e os princípios de uma organização. Por exemplo, os aspectos ambientais e os processos aplicados. Mas do que isso, um ponto essencial são as características das pessoas que definem suas condutas, atitudes e costumes.

Comportamento organizacional: como funciona nas empresas

O comportamento organizacional é um campo de estudos que passa por áreas distintas. O intuito da análise é buscar prever, entender e explicar o comportamento humano nas organizações. Logo, as empresas são uma destas organizações.

Assim sendo, no processo de estudo, o foco da observação é no comportamento das pessoas, tanto de maneira individual, como membros de grupos. Além disso, analisa-se também os grupos separadamente, já que eles se comportam de forma diferente das individuais.

Portanto,é possível dividir a observação em diferentes níveis neste cenário.

Comportamento micro-organizacional

Este comportamento foi desenvolvido por análises, pegando a psicologia como base para o comportamento individual. Dessa forma, ele envolve as seguintes variáveis:

  • Personalidade
  • Motivação
  • Atitudes
  • Satisfação no trabalho
  • Habilidade e conhecimentos individuais

Comportamento meso-organizacional

O comportamento meso-organizacional foi desenvolvido por estudos baseados na comunicação, psicologia social e psicologia interacionista, para o comportamento das pessoas com seus grupos. Assim sendo, elas envolvem variáveis como:

  • Liderança
  • Socialização
  • Dinâmica de grupo

Comportamento macro- organizacional

Como o próprio nome já sugere, este comportamento envolve aspectos mais amplos. Àquelas características essenciais adotadas pela empresa e que são exercidas em grupo. Portanto, envolve variáveis como:

  • Estrutura organizacional
  • Ambiente de trabalho
  • Normas aplicadas

Dessa forma, a partir da divisão destas variáveis é possível identificar como um indivíduo tem influência sobre o grupo, ou vice-versa. Como as normas que são aplicadas na empresa são respeitadas pelos funcionários. Ou ainda, como a motivação pode atingir os níveis de produtividade da empresa.

Além destes citados, há uma série de outros fatores, os quais podem ser utilizados para analisar as características que estejam relacionadas aos comportamentos profissionais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário