Balanço Social

Conheça o significado do termo e saiba qual é a função do documento

O Balanço Social é um documento feito por empresas para que possam demonstrar indicadores de responsabilidade sociais, ambientais e econômicas.

Dessa forma, o intuito desse demonstrativo é fazer com que o público em  geral fique sabendo como aquele órgão contribui com a sociedade. Para isso, as empresas pontuam aspectos como cuidados ao meio ambiente ou a saúde dos funcionários, por exemplo.

Geralmente, esse documento é elaborado por pessoas que atuam na área de Contabilidade e também Recursos Humanos. Os indicadores destacam três itens principais, que estão explicado logo abaixo:

Ganhos econômicos

Trata-se de mostrar os ganhos ou perdas que a empresa teve, sempre por meio das receitas e despesas. É essencial que as informações sejam sempre de origem fidedigna.

Responsabilidades sociais

É necessário mostrar como a organização tem contribuído com a sociedade. Nessa parte, é importante demonstrar o que está sendo feito internamente e também fora da empresa.

Cuidados com o meio ambiente

Nesse tópico, é essencial demonstrar quais são os planejamentos e investimentos destinados a essa pasta. Além disso, comprovar quais atitudes já foram tomadas, podem dar maior credibilidade à empresa, nesse quesito.

Elaboração

Apesar de ainda não possuir um padrão, o Balanço Social  tem algumas variações. Uma das mais utilizadas contém características específicas e conhecê-las é fundamental. Confira:

  • Apresentação da organização com a sua receita e também o resultado do período em atividade;
  • Apresentação dos projetos que estão em desenvolvimento;
  • Demonstração de indicadores internos e externos, sempre em influências recebidas ou mesmo transferidas;
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
  • Indicadores de qualidade e de desempenho;
  • Outras informações que a empresa achar pertinente.

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um documento que irá apresentar toda a riqueza gerada. Além disso, também demonstra como ocorreu a distribuição desses ganhos com a sociedade.

A DVA é muito útil para efetuar uma avaliação de como a empresa contribuiu economicamente para a população. De acordo com a lei, a  Demonstração é obrigatória. Dessa forma, ela pode ser anexada ao Balanço social ou não.

Origens

Com a grande preocupação de empresas estadunidenses e europeias com questões sociais e ambientais, o Balanço Social surgiu como uma forma de certificação pelos órgãos.

Dessa forma, após o surgimento dos stakeholders, que são grupos de interesses, as empresas passaram a tornar um hábito a elaboração do documento.

O fato é que o Balanço Social ainda está em fase de desenvolvimento e muitas empresas os elaboram de forma autônoma.

Balanço Social
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário