scorecardresearch ghost pixel



O que é o CIO de uma empresa?

Entenda como o trabalho do responsável pelo TI das empresas é essencial no processo evolutivo dos órgãos



O CIO  (Chief Information Officer, em inglês) de uma empresa é o grande responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma organização.

Essa função é atribuída ao executivo mais experiente da área de tecnologia da informação.  Por isso, além de ser formada em TI, a pessoa precisa também ter bons conhecimentos de estratégia, liderança e gestão.

Dessa forma, o CIO compõem um comitê executivo que conta com a participação do diretor-executivo (CEO), diretor de operações (COO) e diretor financeiro (CFO), dentro da organização.

Geralmente, as funções do CIO são confundidas com o CTO (Chief Technology Officer). No entanto, o primeiro tem foco nos sistemas de informática que são usados pela empresa internamente. Já o segundo, tem relação maior com os clientes externos da organização.

CIO: Função

O CIO de uma empresa deve ser responsável por diversas funções que são essenciais para a organização. Algumas delas estão listadas logo abaixo. Observe:

  • Administração dos recursos;
  • Gestão das estruturas e das pessoas inerentes a área de TI;
  • Garantir que os projetos possam ser finalizados no prazo correto e dentro do orçamento que a empresa dispõe;
  • É o grande responsável por fazer com que a organização consiga tirar o máximo proveito da informática para conquistar os seus objetivos;
  • Pensar na forma como essas tecnologias da informação podem ter um papel estratégico interessante no modelo atual de negócios.

O CIO de uma empresa irá efetuar a supervisão da compra e também da implementação dos produtos de TI, ou seja, dos softwares e hardwares e também todos os serviços que tiverem relação com esse setor.

Esse profissional é responsável por auxiliar a empresa a tirar o maior proveito possível de informática. Desta maneira, a organização consegue atingir os objetivos almejados.

Assim sendo, o CIO precisa pensar de forma estratégica, nos métodos para que a tecnologias da informação possam desempenhar papeis planejados nas formas de negociação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário