scorecardresearch ghost pixel



O que é coaching?

Entenda como esse método funciona e em quais áreas da vida ele é utilizado



O Coaching é um método utilizado para desenvolver o potencial do cliente (coachee) de forma sustentável.

O acompanhamento é feito por um profissional, o Coach,  que tem a função de identificar e atingir os objetivos, resolver os problemas e ampliar as habilidades da carreira e das outras áreas da vida.

Dessa forma, para que possa enxergar o que se almeja de forma nítida, nesse processo, o cliente é instruído a traçar um plano de ação e executá-lo.

O plano é essencial para que a pessoa possa ter mais autoconfiança e aprenda a colocar toda sua capacidade em prática. Assim sendo, esses pontos são indispensáveis para que a meta possa ser atingida.

O autoconhecimento é o principal fator buscado no processo de Coaching. Esse método parte do princípio que o cliente já sabe as respostas para as suas indagações.

Entretanto, necessita de um apoio para identificar seu potencial, apontar os pontos fortes que tem e ainda ter consciência do caminho que precisa seguir.

Essas questões são apontadas por meio de perguntas que são feitas pelo Coach.

Coaching: Funcionamento

O coaching é realizado por meio de técnicas e ferramentas  de diferentes áreas do conhecimento. Dentre elas, administração, psicologia, neurociência e recursos humanos.

O método necessita de um acompanhamento e é realizado através de sessões, que duram, mais ou menos, de uma a duas horas e  que possuem intervalos previamente estipulados.

O período entre uma sessão ou outra pode ter a duração de uma semana, quinze dias, ou até mesmo um mês. Um detalhe é que esses encontros não precisam ser necessariamente presenciais. O Skype, por exemplo,  pode ser uma ferramenta utilizada no processo.

A cada encontro, o coach estabelece algumas tarefas que o coachee tem que realizar e apresentar na próxima sessão. À medida que o cliente vai progredindo essas atividades vão sendo avaliadas e novas são passadas.

O processo de Coaching é um método que trabalha com tempos curtos e resultado rápidos. Por isso, quem atua  nessa área busca mudanças benéficas e que têm durabilidade.

O Coaching não é a mesma coisa de uma terapia, já que estabelece planos de ação para objetivos específicos. O método é indicado em alguns casos individuais, tais como:

  • Pessoas que tem metas, porém nunca conseguem realizar;
  • Um colaborador que tem um relacionamento interpessoal ainda fraco;
  • Um profissional que está com a produtividade baixa e não sabe o que está ocasionando isso;
  • Dificuldades de relacionamentos nos diversos campos da vida, por exemplo: profissional, pessoal e sentimental;
  • Alguém que foi promovido e está com dificuldade para agir.

Tipos de Coaching

O Coaching é um trabalho realizado em diferentes áreas da vida. Dessa forma, o Coach pode atuar no âmbito familiar e nas finanças pessoais, por exemplo. Além disso, há diversos outros campos que pode ser utilizado. Veja:

Coaching Empresarial

É usado, principalmente, por empresários e também empreendedores com a ideia de atingir metas de negócios. O  processo busca  aprimorar a liderança, a gestão dos negócios e, consequentemente, os resultados.

Coaching Executivo

É voltado, sobretudo, para aqueles que têm cargos mais elevados na hierarquia das empresas. A ideia é conseguir desenvolver melhor as habilidades que beneficiem a organização.

Coaching de Carreira

Muito indicado para quem precisa de uma definição de metas profissionais de longo prazo. Além disso, o objetivo principal é encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a partir de uma maior gerência dos horários.

Para quem não está satisfeito com o emprego que tem e pretende mudar de área, o Coaching Carreira também é um método a ser utilizado nesses casos.

Coaching Financeiro 

Esse método é indicado para a organização financeira, pessoal e empresarial. O Coaching financeiro auxiliar as pessoas que têm dificuldade de poupar dinheiro e não conseguem encontrar um equilíbrio.

Coaching Pessoal

O objetivo é simples e busca ajudar no desenvolvimento pessoal. Um exemplo, é o auxílio na convivência com a família.

Coaching de Relacionamento

É muito indicado para fazer com  relacionamentos possam se tornar melhores. Uma das áreas mais utilizadas é a que se trata de relações amorosas.

Portanto, o fato é que  atualmente existem muitos profissionais que trabalham como coachings, que atuam em diversos campos da vida humana.

No entanto, é essencial que, ao procurar essa ajuda, o cliente se certifique que o profissional realmente tem conhecimento daquilo que está fazendo. Com certificados comprobatórios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário