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O que é Delegação na Administração?

Saiba o que significa o termo e entenda como essa forma de organização de trabalho é aplicado nas empresas



A delegação na administração é uma atribuição de várias ordens  a um subordinado  que tem a responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa.

Uma autoridade tem que efetuar o  ato de delegar. Portanto, é um superior do colaborador que deve ser escolhido para receber essa missão.

Dessa forma, ao passar determinados poderes a um subordinado, diante dos superiores, aquele líder continua sendo o responsável por  aquela tarefa. Diante disso, o sistema de subordinação tem sempre a possibilidade de fazer com que quem lidera, possa pagar pelos erros cometidos por subordinados.

Por que a delegação na administração é tão importante?

A delegação de tarefas é primordial para aquelas organizações que visam um crescimento. Já que, dessa forma, as responsabilidades maiores pode ficar a cargos dos líderes, sem que fiquem sobrecarregados, visto que funções menores podem ser feitas por outras pessoas.

Além disso,  a delegação ainda coopera para uma maior distribuição de tarefas. Isso faz com que com o subordinado aumente o nível de importância ao exercer funções mais dificultosas.

Ademais, esse formato ainda distribui o poder de decisão, o que faz com que não tenha concentração de autoridade nos postos superiores da empresa.

Etapas

A delegação na administração divide-se em quatros etapas: definição de metas, delegação da permissão para agir, obrigação de executar e obrigação de avaliar a execução.

Definição de metas

Nesse primeiro momento, a autoridade, com nitidez, comunica o que espera de quem recebeu aquela delegação.

Delegação da permissão para agir

Na segunda fase, quem lidera vai dar autoridade ao subordinado. Sendo assim,  ele passa a exercer os procedimentos necessários para cumprir as metas estipuladas.

Obrigação de executar

Àquele que recebeu a missão de delegar, cabe a responsabilidade de executar as tarefas que foram destinadas pelo líder. Além disso, essa pessoa precisa prestar conta de todos os resultados obtidos nesse processo.

Obrigação de avaliar a execução de tarefa

Não basta ao líder apenas delegar determinadas função e não observar seu andamento. Dessa forma, é necessário ter acompanhamento das tarefas. Assim sendo, além de avaliar os resultados, a autoridade, se preciso for,  também precisa cobrar uma prestação de contas.

 

Delegação na Administração?

Monitoramento da delegação

Uma das  partes mais importantes da execução é ter um monitoramento sistemático do processo que foi atribuído. Essa observação é primordial já que, no procedimento, vai existir transferências de atribuições.

Nas reuniões com o subordinado, a autoridade deve saber como está o andamento da delegação, e também ouvir quais são as dificuldades encontrada até então. Esses encontros podem ser feitos com uma periodicidade definida pelo líder, em conjunto com a pessoa que está executando a tarefa.

Essa assistência é necessária para que o subordinado se sinta apoiado e assim ganhe ainda mais confiança para executar o trabalho. Além disso, à medida que líder e funcionário for adquirindo uma confiança mútua, o intervalo do acompanhamento pode ir aumentando aos poucos.

A delegação de forma eficaz

Há uma série de formas de delegar com eficácia, no entanto tem pré-requisitos importantes como não transferir uma mesma tarefa para dois subordinados e observar se já não há uma sobrecarga do colaborador.

Além disso, é primordial sempre explicar de forma nítida aquilo que se quer, para que não haja erros de comunicação. No mais, mantenha uma relação de troca com o funcionário. Ouvir a ideias sugeridas e saber como destacar os pontos positivos é essencial.




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