scorecardresearch ghost pixel



Ética Profissional

Saiba quais são os princípios que os profissionais devem seguir dentro de uma organização, visando o bem-estar da empresa e do grupo como um todo



A ética profissional é composta por um conjunto de regras morais que as pessoas devem seguir ao executar qualquer função.

Dessa forma, são essas normas que vão garantir uma boa convivência dentro dos grupos profissionais. Já que é ela que define os códigos comportamentais, que visão o bem comum, no ambiente de trabalho.

 

O que é a ética profissional?

Ética profissional: importância

Agir eticamente é primordial, primeiro por uma questão de consciência, ao saber que as condutas praticadas não vão prejudicar algum colega.

Além disso, profissionalmente, a ética é um aspecto observado pelas organizações, no momento de contratar um funcionário. Além de ser competente no exercício da profissão, a forma com a qual lida com algumas questões é primordial.

Assim sendo, princípios como a honestidade, a humildade e o respeito nas relações pessoais e profissionais são fatores bem vistos pelos superiores.

Por isso, além de garantir um ambiente de trabalho agradável, agir eticamente dentro de uma organização pode fazer com que o grupo renda mais no momento de executar as tarefas.

A forma com a qual o público externo enxerga a empresa está totalmente relacionada com a ética do órgão. Assim sendo, atentar-se à responsabilidade social é uma forma de sair à frente na relação com clientes, parceiros e fornecedores.

Código de ética profissional: o que é?

A ética dentro de uma organização, geralmente, é definida por códigos de condutas que são criados pelos conselhos de representação de classe.

Assim sendo, essas normas criam um padrão para que a profissão possa ser exercida, e instruem os métodos e atitudes que vão ser executadas. Dessa forma, o intuito é garantir a segurança dos colaboradores, clientes e da sociedade como um todo.

Portanto, o código de ética necessita de uma fiscalização. Assim, esse controle é feito pelos conselhos que o criaram. Dessa forma, o funcionário pode ser punido, caso desrespeite os valores normatizados.

Ambiente corporativo

É essencial mostrar que a ética profissional é criada pela empresa e os colaboradores devem conhecê-las. Esse código de ética organizacional é um conjunto de regras que algumas organizações criam para ser seguido pela equipe de forma coletiva.

A missão principal do Código de Ética é  garantir que os objetivos da empresa seja alcançados, a partir de um padrão nos métodos de trabalho.

Dessa forma, a construção de  um ambiente profissional saudável, que deixam  explícitas as normas e condutas que devem ser seguidas, são pontos chaves para o alcance desses planos.

Exemplos de falta de ética profissional

Há algumas organizações que não possuem um código de ética, mas constroem valores a partir de parâmetros de comportamentos.

Portanto, esses padrões  precisam ser seguidos no ambiente profissional. Eles são baseados no bom senso e nos princípios que já estão presentes na sociedade.

Um exemplo primordial de ética no trabalho  é a honestidade. Além disso, uma relação de respeito com os colegas  é mínimo que se espera, para um bom ambiente de trabalho.

Outro fator essencial é  diferenciar as relações pessoais das profissionais. Ao ter o trabalho analisado, um servidor deve receber críticas de forma imparcial. O objetivo é analisar a forma com a qual aquele colaborador está atuando no trabalho.

Por isso, ter responsabilidade, ser transparente e agir de forma humildade e competente são exemplos de princípios que devem estar presentes nas ações profissionais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário