scorecardresearch ghost pixel



O que é gestão na administração?

Entenda quais são as funções dos gestores dentro de uma organização e quais são funções que eles exercem dentro de cada área



A gestão na administração busca alcançar os objetivos da empresa de forma concreta e eficiente. Ela é uma área das ciências humanas que se dedica inteiramente a cumprir esse papel.

A administração dos recursos de uma organização está diretamente ligado ao conceito de gestão. Logo, esses fundos podem ser materiais ou financeiros, por meio de pessoas, tecnologias ou informações.

Assim sendo, para que consiga alcançar as metas estipuladas, um gestor precisa saber aproveitar, da melhor forma possível, as estruturas, as tecnologias, o dinheiro e também as pessoas que estão na organização.

Dessa forma, os objetivos de curto, médio e longo prazo podem ser atingidos. Por isso, a gestão se conceitua baseada em quatro critérios: planejamento, organização, liderança e controle.

Gestão na administração: tarefas

  • Definir as metas que devem ser alcançadas;
  • Planejar os passos para atingir os objetivos, diagnosticas e resolver os problemas que surgirem no processo.
  • Melhorar os métodos adotados pela empresa, buscando sempre formas de inovação.

Gestão na administração: áreas

Há algumas divisões dentro da gestão empresarial que variam de acordo com cada caso. Podendo ser referente as funções e da especialização e adaptarem facilmente.

Dessa forma, tudo precisa ser pensado para que possa atender as necessidades quando  existir alguma diferença. Por isso, a gestão empresarial é dividida em algumas áreas. Veja alguns exemplos:

  • Comercial;
  • Estoque;
  • Financeira;
  • Pessoal ou Recursos Humanos;
  • Processos;
  • Projetos;
  • Qualidade;
  • Tecnologia da informação.

Administração e gestão são palavras que podem remeter diretamente ao mundo empresarial como um todo. No entanto, grande parte desses conceitos não estão limitados apenas às empresas. Elas vão além do corporativo.

A gestão pode ser aplicada em vários tipos de organizações, por reunir pessoas e também recursos para o alcance desse objetivo. Por exemplo, é o que acontece com  os casos de órgãos públicos e também das entidades sem fins lucrativos.

Novos modelos de gestão

As mudanças recentes e cada vez mais constantes na sociedade tem auxiliado no surgimento de novos modelos de gestão. A ideia central é conseguir buscar uma adequação dessas organizações associadas à modernidade.

Um desses modelos é a gestão estratégica, o qual vai pressupor um trabalho de diagnóstico constante. Por isso, é essencial pensar de forma planejada nas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas dessa corporação.

Será por meio do cruzamento dessas variáveis que a gestão estratégica  irá adequar-se a empresa e ao seu mercado. Assim é possível conseguir identificar as oportunidades e também quais são os próximos passos  que serão tomados no futuro.

O modelo se baseia em um planejamento que seja mais organizado e também racional. Portanto, esse método busca ter uma maior  redução de incertezas para alcançar aqueles resultados que traçados no começo do processo.

Outro modelo de gestão que tem feito sucesso é a gestão participativa. Nesse método, ao invés de as organizações se basearem em formas autoritárias de gerir, o poder é descentralizado e os funcionários ganham mais espaço e autonomia dentro da empresa.

Dessa forma, os colaboradores se sentem mais ativos dentro do órgão e consequentemente o trabalho se desenvolve de maneira mais produtiva.

Cada empregado, nesse caso, precisa ter a noção exata das suas responsabilidades. Automaticamente, a gestão participativa exige um maior engajamento por parte de quem o realiza.




Voltar ao topo

Deixe um comentário