scorecardresearch ghost pixel



Matriz de Responsabilidades (Matriz RACI)

Aprenda o que significa o termo e entenda como ele deve ser aplicado na execução de tarefas das empresas



A Matriz de Responsabilidades (Matriz RACI) é uma distribuidora de tarefas entre os colaboradores de um projeto de determinada organização.

Dessa forma, a ferramenta é utilizada no gerenciamento das funções, com o objetivo de facilitar o uso dos recursos humanos. Além disso, a matriz RACI também é empregada nos  processos comunicacionais do órgão.

O modelo possibilita o mapeamento de todos os projetos e quais são os responsáveis por cada um deles. Sendo assim, a matriz torna mais fácil o processo de saber quem fez as funções.

Ela permite um divisão das tarefas e ainda impede que alguma delas fique sem um responsável determinando. Além disso, a ferramenta cria uma lista que contém as pessoas que precisam ser informadas sobre os andamentos dos trabalhos.

Portanto, esse modelo faz com que, de forma organizada, haja uma distribuição justa das funções.

Matiz de Responsabilidade: montagem

A matriz de RACI é montada a partir de uma tabela simples, que é criada de forma que seja possível colocar os nomes dos colaboradores na parte de cima das colunas.

Assim, essas linhas vão indicar todas as partes do projeto que está sendo trabalhado.  Em seguida, no cruzamento entre as linhas e as colunas, será colocado um letra que vai representar a função daquela pessoa.

Há quatro letras que podem ser utilizadas. R,A,C e I. Por isso a ferramenta leva o nome de Matriz RACI.

R-A-C-I: o que significa casa letra

Letra R

O R equivale à pessoa que executa a tarefa. Por isso, a letra é a abreviatura de responsável.

Letra A

A letra A corresponde àquela pessoa que vai cobrar pelo bom andamento do trabalho. Dessa forma, ela significa autoridade.

Letra C

O C vem de consultor. Essa pessoa é aquela que deve ser consultada para dar dicas, sugerir ajustes e opinar em busca de um bom resultado.

Letra I

O I corresponde àquela pessoa que precisa ser avisa sobre algo da atividade.  A letra significa informado.

Como usar a Matriz de Responsabilidades

  • Separe todas as partes do trabalho antes de começá-lo, dessa forma as divisões das tarefas vão ficas mais nítidas e fáceis de serem realizadas.
  • Indique pelo menos um responsável para cada etapa. É primordial que nenhuma fase seja esquecida, para que o projeto seja concluído.
  • Todas as fases precisam de uma autoridade. No entanto, não indique mais de uma pessoa para esse cargo.

Responsabilidade na gestão

Dentro de uma organização, as responsabilidades são as obrigações as quais os subordinados devem fazer e responder por elas. Essas funções são passadas pelos superiores.

Enquanto isso, a autoridade fica na mão dos superiores. Assim sendo, a responsabilidade se trata da relação subordinado-superior. Já a autoridade é o contrário, superior-subordinado.

Portanto, as responsabilidades devem ser delegadas pelos gestores hierarquicamente qualificados a isso. Alem disso, uma pessoa que está em um nível inferior na escala de hierarquias não pode receber funções que sejam acima do cargo.

Assim sendo, mesmo tendo que distribuir as tarefas, a autoridade tem que estar ciente de que as suas responsabilidades não são minimizadas por isso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário