scorecardresearch ghost pixel



O que é Estrutura Organizacional?

Conheça o significado desse termo e saiba quais são os diferentes tipos de estruturas organizacionais aplicadas nas empresas



A estrutura organizacional é  a forma como é realizada a divisão e hierarquização em uma organização. Ela define como é feita a gestão das atividades e a comunicação entre os setores.

O propósito dessa estrutura é alcançar objetivos estratégicos, incluindo em seu formato e a departamentalização, que é a divisão por setores e as  relações hierárquicas quem existem em cada um deles.

Dessa forma, é possível definir estrutura organizacional como termo que combina departamentalização e hierarquia de forma agregada. Além disso, ela é planejada de acordo com a necessidade de cada empresa.

E não é somente a estrutura organizacional formal que são utilizadas pelas organizações. Há também as estruturas organizacionais informais. Esse modelo é determinado por meio de interações interpessoais.

Assim sendo, elas não pode definir relações entre os setores. No entanto, reflete sobre trocas espontâneas que vão se formando entre os parceiros empresariais.

Modelos de estrutura organizacional

As organizações estruturais não seguem um modelo único. Dessa forma, os melhores métodos de aplicá-las são decididos pelos pelos gestores. Para isso, alguns pontos são levados em conta.

O ramo de atividade da empresa, o tamanho e quais são os objetivos do órgão, são os critérios analisados antes de seguir um modelo estrutural.

Esses pontos são essenciais, já que o sucesso de uma empresa pode estar diretamente ligado a uma boa estrutura organizacional. Dessa forma, há alguns tipos desse modelo, que podem se adequar àquilo que cada organização está procurando.

Linear

Esse formato é o mais antigo, e também o mais simples quando se trata de estrutura organizacional. Muito usado em empresas menores,  possui uma hierarquia nítida e  bem definida entre todos os colaboradores.

Funcional

A especialização das funções vem em primeiro lugar nesse formato.  Desse modo, ao invés do uso da autoridade, cada setor contribui com o seu conhecimento para que a organização funcione de forma  integral.

Linha-staff

A estrutura em linha-staff nada mais é do que  uma combinação entre os modelos linear e funcional. Ela segue o esquema da estrutura linear, no entanto vai se diferenciar pela existência dos órgãos de consulta.

Matricial

Essa organização mantém um modelo de divisão como um todo, no entanto há uma forma de hierarquia simultânea por projeto. Portanto, ela reúne características de vários setores do órgão.

Já que um determinado funcionário que exerce  alguma função específica a qual é destinado e ao mesmo tempo precisa dar satisfação a um superior sobre aquilo, mesmo sendo apto àquela tarefa.

Classificações por departamentalização

Tudo o que foi listado anteriormente corresponde a muitas formas de ter um estabelecimento da hierarquia entre os vários setores. Para facilitar o entendimento, a seguir confira os tipos de estruturas organizacionais:

Estrutura organizacional territorial

Ao invés de fazer uma divisão por função, a estrutura territorial faz com que as empresas sejam espalhadas geograficamente. Dessa forma, elas são dividas por sua hierarquia em cada região de atuação.

Estrutura organizacional por clientes

Essa forma de estrutura tem o objetivo de se organizar em torno dos públicos com os quais a empresa trabalha. Assim sendo, o órgão tem mais possibilidades de ampliar seus projetos.

Por exemplo, se uma organização trabalha com sapatos no segmento infantil, elas podem aumentar seus objetivos trabalhando também com sapatos para o público feminino e masculino.

Estrutura organizacional por processos

Nesse processo, um chefe é definido  para cada etapa da produção. Dessa forma, fica responsável para todos os níveis produtivos de determinado órgão.

Estrutura organizacional por projetos

Essa estrutura estabelece um organograma por campanha ou mesmo empreitada. Ela é comum em construtoras, por ter mais autonomia para cada obra.

Portanto,  entender que para cada tipo de estrutura organizacional irá existir uma necessidade que pode ser suprida é essencial. Já que, a ideia é que seja possível á empresa  adaptar-se de acordo com a situação em se encontra.




Voltar ao topo

Deixe um comentário